Topo

Julio Gomes

Messi quer deixar o Barcelona. Quais são os 5 clubes que podem seduzi-lo?

Messi comunicou ao Barcelona que irá deixar o clube - Getty Images
Messi comunicou ao Barcelona que irá deixar o clube Imagem: Getty Images

26/08/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A notícia, dada alguns dias atrás pelo ótimo repórter Marcelo Bechler (EI), foi confirmada ontem. Messi comunicou o Barcelona que quer ir embora.

A história aí é a guerra total entre Messi e um presidente incapaz de seguir, Josep Maria Bartomeu. Só que Bartomeu tem mandato até o meio do ano que vem e topou apenas antecipar eleições para março. Messi só vai seguir se houver renúncia imediata. A cláusula rescisória é de 700 milhões de euros, mas Messi alega que pode romper unilateralmente o contrato. Enfim, vem imbróglio jurídico por aí - mais um para o Barça.

Deviam ter me ouvido três anos e meio atrás, quando eu cantei essa bola aqui no blog. Messi sempre foi e será um gênio, mas já caía de produção e Neymar pedia passagem. O clube ia acabar perdendo os dois. Pois é. Está aqui, escrevi que o Barça poderia ter pensado em vender Messi em 2017.

Mas estamos em 2020. E, em pleno ano de coronavírus, o mercado da bola está mais ouriçado do que nunca. Sim, Messi já tem 33 anos, já está há uns quatro ou cinco anos em fase decadente (o que não significa que não preste mais). Vai ser caro contratá-lo e vai ser um investimento de curto prazo. Mas... quem não quer Messi?

Uma saída "amigável" seria que algum clube pagasse algo por Messi. O Barcelona receberia um cascalho importante, dada a situação financeira do clube, e ficaria um pouco menos humilhante desta forma. Uns 100 milhões de euros? Vamos falar dessa base para a nossa lista que vem a seguir. Quem vai convencer Messi?

1- MANCHESTER CITY

Temos um claro pole position - e o mesmo Bechler deu ontem a notícia de que Messi já teria escolhido essa opção. O City tem a grana necessária (não há corona que atrapalhe as finanças da família real de Abu Dhabi). O City tem Guardiola, o técnico que ajudou Messi a se tornar a lenda que é. O City sente falta de uma superestrela. E o City precisa chegar a uma final de Champions League. Gastar uma grana absurda e ter Messi só por dois, máximo três anos? Para esses caras, está valendo. Para Messi, me parece a opção esportiva mais sólida.

2- PARIS SAINT-GERMAIN

Outro que dispõe de fundos ilimitados, o dinheiro do Catar. Após nove anos de investimentos, chegou, afinal, à final da Liga dos Campeões - mas perdeu. O ataque do PSG está bem resolvido por anos, com Neymar e Mbappé. O que precisa é resolver outras coisas, como laterais, meio campo, camisa 9. Messi não deveria ser prioridade. Mas imaginem a imagem do Catar - e, no fim, tudo se trata de imagem - formando um trio desses?

3- MANCHESTER UNITED

Vamos ficar ali na mesma cidade? O United também tem grana, também tem a necessidade de uma superestrela e, ao contrário do City, tem uma camisa histórica, pesadíssima. Para o United, Messi seria mais importante do que para o City, se compararmos elencos. E gravar o nome da história de um clube assim tem outro peso. Joga contra, claro, não ter Guardiola no comando, o técnico é um cara que está só começando (Solskjaer) e é muito menor do que Messi.

4- INTER DE MILÃO

Aqui temos o projeto esportivo mais frágil, mas temos na jogada duas coisas que não podem ser esquecidas. Dinheiro chinês, e aqui pode ser que tenhamos as melhores ofertas salarial e também para o Barcelona. E o segundo fator é que a Inter é historicamente uma casa para argentinos. Javier Zanetti é o vice-presidente, Lautaro Martínez joga lá, há laços fortíssimos entre o clube e a Argentina. Esse seria o caminho para convencer Messi.

5- JUVENTUS

Dinheiro? Tem. Podem ter certeza que tem. Será que Messi quer jogar um dia ao lado de Cristiano Ronaldo? E o contrário? Só digo uma coisa: nós queremos! A Juventus tem a obrigação de tentar! Seria simplesmente histórico um clube juntar os dois maiores jogadores do século, o sonho de qualquer apaixonado por futebol. A Juve atingiria um patamar comercial e global difícil até de mensurar.

6- BENFICA

Calma, estou só brincando. Jorge Jesus já tem o Cebolinha, quem precisa de Messi? Hehehe

A brincadeira acima serve para qualquer outro clube do mundo, convenhamos.

Chelsea e Arsenal, creio, também teriam a grana necessária. O Real Madrid também! Imaginem se Florentino Pérez resolve fazer uma loucura dessas? Mas não, não vejo outros clubes, além dos cinco acima, com qualquer caminho para convencer Messi.

Mais do que o valor a pagar ao Barcelona, as chaves para trazê-lo são o salário altíssimo e mostrar a ele um plano imediato. Messi não pode se dar ao luxo de esperar. Tanto que está saindo do Barcelona, entre outras coisas, por isso - não dá para ficar esperando jogadores se desenvolverem, uma remontagem de elenco, etc. Ele ganhou apenas uma das últimas nove Ligas dos Campeões. É muito pouco.

Meu palpite? A Catalunha obrigará Bartomeu a renunciar para que Messi não saia do clube. Mas, se ele se segurar no cargo e Messi sair, tem mesmo pinta de Manchester City.