Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo diz que irá respeitar "decisão das autoridades" se futebol parar

Roni (Corinthians) e Danilo (Palmeiras) em disputa durante o clássico pelo Campeonato Paulista 2021 - Marcello Zambrana/AGIF
Roni (Corinthians) e Danilo (Palmeiras) em disputa durante o clássico pelo Campeonato Paulista 2021 Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

09/03/2021 15h48

A Globo se pronunciou após pedido do blog sobre a possibilidade de uma nova paralisação do futebol paulista, medida que foi recomendada nesta terça-feira (9) pelo Ministério Público em São Paulo ao governador João Dória (PSDB-SP). O fato teria impacto direto na programação da emissora, já que o Campeonato Paulista de 2021 é parte importante da grade dos domingos até o mês de maio, quando começa o Brasileirão.

A Comunicação da Globo indicou que qualquer novo cancelamento será tratado diretamente com os organizadores da competição, no caso, a Federação Paulista de Futebol (FPF). A emissora afirma ainda que irá respeitar uma decisão de mandatários públicos nesse sentido, devido justamente ao crescimento do número de casos de covid-19 em São Paulo - estado que está na faixa vermelha para contágio da doença.

"A Globo vai respeitar a decisão das autoridades competentes e acompanhar a decisão dos organizadores das competições. Eventuais cancelamentos serão tratados de forma negociada com seus realizadores", indicou o comunicado.

No ano passado, a emissora escalou reprises de jogos antigos e filmes para ocupar a faixa durante a paralisação das competições por causa da pandemia do covid-19.

A FPF ainda não se pronunciou sobre a recomendação. Internamente, a apuração do blog é que a Globo não crê em uma nova suspensão mesmo com a recomendação, por causa da posição atual da federação sobre o assunto. A organizadora afirma que investe em testes de covid-19 e cria um ambiente seguro para os jogadores.

O adiamento também faria a Globo ter que renegociar exposição das marcas patrocinadoras do futebol em outras atrações da emissora, para que a entrega comercial fosse realizada. Isto, neste momento, não é visto como um problema devido à boa relação com quem anuncia no pacote esportivo da Globo.

O procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo, do MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo), recomendou ao governador do estado, João Doria (PSDB), a suspensão de eventos esportivos, inclusive partidas de futebol, durante a fase vermelha do Plano São Paulo, a mais restritiva do plano de controle da pandemia da covid-19. Apesar da fase restritiva, o Campeonato Paulista segue sendo disputado normalmente.

Sarubbo também fez recomendação pela suspensão de atividades religiosas coletivas. O procurador-geral de Justiça recomendou que, "à luz dos princípios da prevenção e precaução em matéria de saúde pública, tome as devidas providências para suspensão da realização de cultos, missas e demais atividades religiosas de caráter coletivo e de eventos esportivos de qualquer espécie, inclusive partidas de futebol, durante a fase vermelha do Plano São Paulo".