Topo

Gabriel Vaquer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Globo, Band, TNT e Disney disputam direitos de transmissão do Italiano

Lukaku e Ibrahimovic se estranharam em Inter x Milan: Campeonato Italiano está em leilão por direitos de TV - Claudio Villa - Inter/Inter via Getty Images
Lukaku e Ibrahimovic se estranharam em Inter x Milan: Campeonato Italiano está em leilão por direitos de TV Imagem: Claudio Villa - Inter/Inter via Getty Images

09/03/2021 14h29

A Série A da Itália decidiu fazer uma segunda rodada de negociações pela falta de boas propostas pelos direitos de transmissão de televisão no Brasil. As empresas interessadas têm até esta quarta-feira (10) para enviar propostas aprimoradas e detalhadas sobre os planos para o mercado brasileiro. O contrato disputado vale por três temporadas - de 2021/2022 e 2023/2024. Disney, TNT Sports, Globo e Band estão entre as interessadas.

A coluna apurou que a situação não vale apenas para o Brasil. A Série A ficou incomodada com o valor abaixo oferecido também por agências e grupos de comunicação em todo o mundo. A ideia é arrecadar com a venda de direitos internacionais cerca de 500 milhões de euros (R$ 3,4 bilhões na cotação atual).

No Brasil, a Disney, dona da ESPN e do Fox Sports, vê o Italiano como um retorno importante para reforçar a sua programação esportiva neste momento. As atuais exibidoras da competição - TNT Sports, Globo e Band - também se mostraram interessadas em continuar com as transmissões. No entanto, todas elas estão cautelosas em relação aos valores.

O mercado brasileiro não ficará totalmente sem transmissões se nenhum acordo for fechado. A Rai já pagou 4 milhões de euros (R$ 27 milhões na cotação atual) por temporada por um pacote global separado de direitos no idioma italiano, cobrindo três partidas por semana. Os jogos são transmitidos em seu canal internacional de entretenimento geral, Rai Italia. O acordo vale para o Brasil, onde a Rai está nas principais operadoras de TV por assinatura do país.

Junto com o Campeonato Italiano em si por três temporadas, a licitação também inclui direitos de transmissão da competição eliminatória do país, a Copa da Itália, e da Supercopa da Itália, o confronto que coloca o campeão da liga e da Copa.