PUBLICIDADE
Topo

Fábio Seixas

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Estranho seria Sainz querer ser escudeiro

O espanhol Carlos Sainz, nos boxes da Ferrari em Monza, no fim de semana do GP da Itália - Ferrari
O espanhol Carlos Sainz, nos boxes da Ferrari em Monza, no fim de semana do GP da Itália Imagem: Ferrari
Conteúdo exclusivo para assinantes
Fábio Seixas

Fábio Seixas é jornalista com mestrado em Administração Esportiva e passagens por veículos como Folha de S.Paulo, SporTV e TV Globo. Cobriu mais de 170 GPs de F-1, esteve em duas temporadas da Indy e chegou a pilotar um Benetton em Paul Ricard. Voltou para os boxes rebocado.

Colunista do UOL

21/09/2021 12h28

Antes de embarcar para Sochi, Carlos Sainz participou de um evento de uma cervejaria em Madri. Falou que não aproveitou o pódio de Mônaco porque estava chateado com problemas da véspera, reclamou da falta de testes, revelou que a Ferrari já está mais focada em 2022 do que nos próximos GPs.

E deu uma declaração já no fim da entrevista sobre o que imagina para seu futuro na escuderia italiana. "Ser feliz como um Barrichello? Não. Sou feliz ganhando. Eu me esforço em Maranello para ser campeão com a Ferrari um dia. Vai acontecer? Não sei."

Pronto. Foi parar nos trending topics. Em tempos de tantos exageros e de julgamentos sumários pela internet, virou inimigo público número 1 do Brasil.

"Tem que comer muito arroz e feijão para chegar perto do nível do Barrichello", escreveu um. "Vamos respeitar a história. Você não ganhou nada ainda e acha que nem vai", lançou outro. Entre os mais exaltados, a mensagem mais leve que li foi "acorda, seu panaca!"

Vamos com calma. Para interpretar o que disse Sainz, antes de tudo é preciso tirar a camisa verde e amarela, é fundamental deixar nacionalismos de lado.

A declaração é reveladora da imagem que Barrichello tem lá fora.

Vá a um paddock de uma etapa qualquer da F-1 e pergunte sobre o brasileiro. Você ouvirá variações sobre dois sentimentos.

O primeiro, de extrema simpatia.

Barrichello é queridíssimo pela categoria. Foram, afinal, 322 GPs em 19 temporadas, passando por seis equipes. Começou com 21 anos, com cara e jeito de moleque, saiu aos 39, calvo e pai de dois filhos. Construiu uma trajetória rara, uma vida no principal campeonato do automobilismo.

Sua primeira vitória, em Hockenheim, há 21 anos, foi das mais comemoradas pela "comunidade da F-1". Integrantes de várias equipes adversárias foram para baixo do pódio aplaudir e vibrar por Barrichello. Foi um dia de alegria contagiante. Ficou registrado na história. Ponto.

austria - Reprodução - Reprodução
Schumacher e Barrichello no pódio do GP da Áustria de 2002
Imagem: Reprodução

E há o segundo sentimento, que Sainz transpareceu na entrevista em Madri.

Barrichello, nos seis anos de Ferrari, personificou a imagem do "escudeiro", do ajudante de ordens, de alguém enquadrado e conformado em trabalhar para ajudar o companheiro.

Há inclusive uma sutileza semântica na declaração do espanhol que referenda o parágrafo acima. Sainz não diz que não quer ser Barrichello. Afirma não quer ser "um Barrichello". É isso: para boa parte da F-1, o brasileiro tornou-se sinônimo de conformismo, de piloto coadjuvante.

Já havia acontecido antes com outros pilotos? Sim. Mas nunca havia sido tão flagrante, e o estrago causado pelo GP da Áustria de 2002 ainda assola o imaginário de jovens pilotos, como Sainz acaba de deixar claro. "Pobre Rubens" era o tipo de comentário comum nas salas de imprensa mundo afora.

Em suma, todos simpatizavam com Barrichello, mas estava claro para a F-1 qual era seu papel na Ferrari.

É natural que Sainz ou qualquer outro piloto com ambição não queira ir pelo mesmo caminho.

Estranho seria o contrário.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL