Topo

Djalminha

Uma bússola urgente para o nosso futebol

Vanderlei Luxemburgo comanda o time do Palmeiras durante jogo no Allianz Parque - Cesar Greco
Vanderlei Luxemburgo comanda o time do Palmeiras durante jogo no Allianz Parque Imagem: Cesar Greco

Colunista do UOL

04/09/2020 11h29

Até o único invicto querem derrubar. Só no Brasil. Mas a realidade é essa: Vanderlei Luxemburgo, o único técnico que ainda não perdeu nesse Campeonato Brasileiro, está sendo ameaçado.

Não estou defendendo o Luxa. Poderia citar Diniz, Dome, Coudet ou qualquer outro, Mas sim um conceito. Será que quando cobramos mais seriedade, profissionalismo, coerência e menos amadorismo, intolerância, improvisação, não somos nós mesmos, os profissionais da mídia, que alimentamos e colocamos mais lenha nessa fogueira que a meu ver só queima o filme do futebol brasileiro?

Não venho aqui pregar por um futebol sem demissão de treinadores, mesmo achando que um ano seria o mínimo para um técnico desenvolver seu trabalho. Mas, por favor, cinco demitidos em sete rodadas é um absurdo.

Então, vamos fazer uma reflexão geral, mas geral mesmo. Dirigentes, imprensa, torcedores, ex-jogadores, treinadores desempregados, empresários e agentes. Porque se continuarmos a ficar fazendo essa onda no futebol brasileiro, ela pode virar um tsunami e todo mundo se afogar.