Topo

Diego Garcia

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Em mais um teste como titular, Gabigol vai mal e passa em branco

Gabigol, atacante da seleão brasileira, é puxado pela marcação durante duelo com o Equador, pela Copa América - Lucas Figueiredo/CBF
Gabigol, atacante da seleão brasileira, é puxado pela marcação durante duelo com o Equador, pela Copa América Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Colunista do UOL

27/06/2021 19h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Titular em três das últimas seis partidas da seleção, o atacante Gabigol se esforçou bastante durante os 90 minutos, mas voltou a passar em branco neste domingo, contra o Equador. O Brasil empatou por 1 a 1, no estádio Olímpico de Goiânia.

O jogador do Flamengo teve até uma grande chance, aos 19 do primeiro tempo, ao receber lindo passe de Paquetá, girar e chutar. Esbarrou no goleiro Galindez, que saiu para abafar e fez boa defesa com a mão direita.

De resto, Gabigol não brilhou. A exemplo da partida contra o Peru, quando foi substituído ainda no intervalo, se movimentou, mas participou pouco. Os que mais agradaram foram os volantes Fabinho e Douglas Luiz, mas principalmente Paquetá, que foi muito bem.

Antes do jogo contra o Equador, Gabigol tinha uma média de 28 minutos em campo na Copa América. Esse número aumentou com a presença em toda a partida deste domingo, mas Gabigol só balançou as redes diante da Venezuela, no fim, logo após entrar em campo.

Por enquanto, a impressão que passa é que Gabigol está atrás dos concorrentes na briga por uma vaga no ataque titular da seleção. Neymar, claro, é intocável e hoje foi poupado por ter cartão amarelo. E os outros dois mais bem cotados são Gabriel Jesus e Richarlison.

Tite gosta da função tática exercida por Jesus na equipe, enquanto Richarlison vem entrando bem quando é solicitado. Os dois também ficaram de fora no jogo de hoje, mas devem voltar para as quartas de final.

Após sair vencendo por 1 a 0 em Goiânia, gol de Militão, o Brasil voltou do intervalo com menos intensidade, perdendo em posse de bola e vendo o Equador equilibrar as ações. Assim, sofreu o empate e encerrou série de 10 vitórias seguidas.

A seleção brasileira volta a campo na sexta-feira, 2 de julho, quando enfrenta o quarto colocado do grupo A, que pode ser Uruguai ou Chile, dependendo da combinação de resultados da última rodada da chave. O duelo já será válido pelas quartas de final da Copa América.