Topo

Diego Garcia

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sucesso de times nordestinos faz bombar redes sociais da Copa do Nordeste

Jogadores do CRB explodem de emoção após eliminarem o Palmeiras - ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO
Jogadores do CRB explodem de emoção após eliminarem o Palmeiras Imagem: ALEX SILVA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL

10/06/2021 15h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em uma noite inesquecível para o futebol nordestino na Copa do Brasil, com os quatro clubes da região entrando em campo e garantindo vaga na próxima fase, as redes da Copa do Nordeste registraram interações intensas, mesmo sem jogos pela competição.

De acordo com dados da SocialBakers e Crowdtangle, os perfis nas redes sociais do torneio, que acabou há mais de um mês com título do Bahia, após vitória contra o Ceará na decisão, chegaram a 358,6 mil interações durante a quarta-feira, histórica para os clubes da região.

Elas foram motivadas por vitórias históricas de CRB e Juareizense, contra Palmeiras e Cruzeiro, respectivamente. O Bahia e o ABC também se classificaram, diante de Vila Nova e Chapecoense. A equipe de Natal, inclusive, foi após virada depois de ter perdido por 3 a 1 na ida - venceu por 3 a 0 na volta.

A movimentação mais intensa foi no Instagram da Copa do Nordeste, com 211 mil citações. No Twitter, foram mais 110 mil. E outras 37 mil no Facebook.

Para efeito de comparação, os perfis da Copa do Brasil registraram interações menores, de aproximadamente 236 mil. A maior delas foi no Instagram, de 185,1 mil interações, com mais 45,4 mil no Twitter e 5,5 mil no Facebook.

O único time do Nordeste eliminado por enquanto foi o 4 de Julho, do Piauí, que perdeu por 9 a 1 para o São Paulo, no Morumbi. Mesmo assim, fez campanha histórica, especialmente por ter vencido o time tricolor na ida por 3 a 2.

Nesta quinta, Ceará e Fortaleza ainda fazem clássico local por uma vaga nas oitavas de final. No primeiro jogo, empate por 1 a 1.

No Brasileirão, nenhum time do Nordeste foi derrotado na estreia do Campeonato Brasileiro. Mais do que isso: venceram três de quatro partidas - todas contra times considerados grandes - e somaram dez pontos de 12 possíveis. Foi o maior começo da história dos clubes da região desde que o torneio é disputado por pontos corridos (2003).

O Fortaleza, inclusive, também venceu na segunda rodada, 5 a 1 no Inter, e lidera a competição. O Bahia está em quinto, com quatro pontos.