Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Seleção segue sem resposta e vive dúvida para último jogo antes da Copa

Neymar em ação pela seleção brasileira no amistoso pré-Copa do Mundo do Qatar, contra o Japão - Etsuo Hara/Getty
Neymar em ação pela seleção brasileira no amistoso pré-Copa do Mundo do Qatar, contra o Japão Imagem: Etsuo Hara/Getty

Colunista do UOL

04/08/2022 14h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A seleção brasileira ainda não sabe qual será a sua última partida antes da Copa do Mundo no Qatar. A pouco mais de um mês da próxima Data Fifa, tanto a CBF quanto a AFA (Associação de Futebol da Argentina) aguardam uma resposta do recurso movido na CAS (Corte Arbitral do Esporte) para que a partida entre Brasil e Argentina fosse cancelada.

O prazo apresentado inicialmente para uma resposta era entre os dias 23 e 25 de agosto. As duas federações pedem mais agilidade no julgamento para que a logística não fique comprometida, já que o calendário coloca o Clássico da Anvisa para o dia 22 de setembro. A janela de setembro será a última disponível para as seleções jogarem antes do Mundial. Além disso, a comissão técnica de Tite decidiu que não fará um amistoso nos dias que antecedem a competição durante a sua preparação na Itália.

Se não conseguir cancelar o jogo, a CBF já procura um acordo com a AFA, com o aval da Conmebol e da Fifa, para que esse jogo seja disputado fora da América do Sul. O objetivo é viabilizar uma segunda partida nessa mesma Data Fifa, o que seria impossível de ser realizado por aqui, já que nenhum adversário se disponibilizou para fazer essa viagem.

É bastante provável que o adversário para essa oportunidade será um time africano, por conta do calendário das demais seleções pelo mundo. Uma outra opção seria enfrentar a Costa Rica, mas essa é uma alternativa colocada fora do baralho por enquanto.

Vale lembrar que, nesta reta de preparação até o Mundial, o Brasil também já teve problemas para fazer um outro amistoso. No tour asiático feito há dois meses, uma ida até a Oceania, para enfrentar a Argentina na Austrália, estava marcada. Os hermanos desistiram, a CBF tentou achar um novo rival e não encontrou, o que encurtou a reunião do grupo em quase uma semana e fez o time de Tite enfrentar apenas Japão e Coreia do Sul.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok