Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Palmeiras abusa de perder chances e sofre com fantasma dos pênaltis de novo

Colunista do UOL

14/07/2022 22h08

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Palmeiras abusou de perder oportunidades e foi punido. O São Paulo venceu nos pênaltis e está nas quartas de final da Copa do Brasil, contando com uma penalidade duvidosa em cima de Calleri, marcada por Vuaden no tempo normal, que terminou no 2 a 1. Depois, nas cobranças alternadas, o velho fantasma voltou a aparecer e calou o público recorde do Allianz Parque.

A eliminação vem em um momento em que o clube vive fase conturbada no Brasileirão e pode ser um elemento perigoso para a sequência do time na temporada. Para o Tricolor, em contrapartida, a vitória é importantíssima para os comandados de Rogério Ceni que diminuem o trauma da goleada sofrida na final do Paulista.

Hoje (14), o Palmeiras dominou o primeiro tempo desde o começo e praticamente até o último minuto. Piquerez fez o primeiro em boa arrancada de Veron pela direita e pouco depois Veiga fez o segundo em boa enfiada de Dudu, que pouco depois reclamou de pênalti não marcado em falta de Wellington. A impressão do momento era que o Alviverde poderia passar por cima do São Paulo de novo.

E teve chance para isso. Veron recebeu cara a cara, tirou Jandrei, mas não contava com a recuperação do goleiro são-paulino quando finalizou. Já no segundo tempo, Veron teve outra chance cara a cara, dessa vez ele conseguiu fazer a bola passar pelo arqueiro rival, mas não com força o suficiente.

Aí foi a vez de o VAR entrar no jogo. Primeiro, avisando Vuaden que um chute de Dudu parou nos braços de Calleri, que fazia uma noite horrível até então, sem conseguir segurar uma bola no ataque são-paulino. O juiz deu o pênalti que poderia fazer o jogo ser decidido, mas Veiga errou o segundo seguido.

No lance seguinte, o São Paulo chegou à frente com o argentino que nada tinha acertado até então. Ele ficou cara a cara com Weverton, disputou espaço com Gustavo Gómez e caiu em seguida parando a bola com a mão. Vuaden inicialmente deu a falta a favor do Palmeiras, mas depois de ir no VAR ele considerou o toque leve do paraguaio o suficiente para derrubar o são-paulino. Na batida, Luciano converteu.

Faltou critério a Vuaden, uma vez que a trombada em Dudu ignorada por ele foi muito mais forte do que o contato em cima de Calleri. Na opinião do blog, nenhum dos lances foram faltosos.

O Allianz Parque sentiu o golpe, se calou e o São Paulo chegou a ameaçar o Palmeiras, sem tanta eficiência. A resposta foi rápida, com Dudu e Scarpa tendo ótimas chances em seguida, mas parando em Jandrei. As substituições não surtiram efeito, e o Tricolor se classificou com Veiga e Wesley errando as cobranças.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok