Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Craque da final do Paulistão vai ser eleito por inteligência artificial

Gustavo Gómez e Calleri disputam lance na partida entre São Paulo e Palmeiras, pelo Paulistão - Marcello Zambrana/AGIF
Gustavo Gómez e Calleri disputam lance na partida entre São Paulo e Palmeiras, pelo Paulistão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colunista do UOL

30/03/2022 14h22

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O craque da final do Paulistão de 2022 vai ser escolhido por inteligência artificial e não terá a participação do público. A novidade vai valer tanto para a partida de hoje (30), no Morumbi, quanto para o jogo de volta, no Allianz Parque, no domingo (3), nos jogos entre Palmeiras e São Paulo.

O sistema vai se basear em estatísticas feitas pela Stats Perform e será exibida em todas as transmissões da decisão: na Record, no YouTube, na HBO Max, no Premiere e no Paulistão Play. Até então, a organização da competição escolhia alguns atletas e mandava para o voto público. Isso não acontecerá mais.

Além de usar as estatísticas como passe certo, desarme e chute a gol, por exemplo, haverá pesos diferentes de acordo com a posição de cada jogador. Também há peso especial alguns acontecimentos como pênalti perdido, pênalti defendido, cartões e também se o jogador está no time vencedor ou perdedor.

Ou seja, o critério de finalização vai ser mais importante para o atacante do que para o zagueiro, assim como os meias serão mais premiados por passes certos.

A Stats Perform é uma sportech líder em dados e tecnologia de inteligência artificial e tem exclusividade na distribuição de dados das competições da Federação Paulista de Futebol para as casas de apostas no mundo todo após uma parceria feita com a LiveMode, empresa que cuida dos direitos de transmissão do Estadual.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter, no Instagram e no TikTok