Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Sem direitos da Libertadores, SBT promove cortes na equipe de esportes

Luciano Callegari Jr. e Domitila Becker foram alguns dos dispensados pelo SBT - Gabriel Cardoso/SBT
Luciano Callegari Jr. e Domitila Becker foram alguns dos dispensados pelo SBT Imagem: Gabriel Cardoso/SBT

Colunista do UOL

06/02/2023 15h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois de perder os direitos de transmissão do pacote de TV aberta da Libertadores para a Globo, o SBT realizou cortes no departamento de Esportes hoje. Embora a emissora de Silvio Santos tenha garantido a exibição da Copa Sul-Americana até 2026, além de manter no portfólio esportivo a Champions League pelo menos até o meio do ano que vem, foram necessários cortes no orçamento da área.

A coluna confirmou que já foram dispensados o diretor Luciano Callegari Jr., a apresentadora Domitila Becker, a repórter Fernanda Arantes, e dois integrantes da equipe que trabalha por trás das câmeras, Zeca Maraston e Rogério Olmo. A informação foi publicada inicialmente pelo jornalista Flávio Ricco, do portal R7.

Embora o corte no orçamento fosse algo natural, já que a Sul-Americana não tem a mesma relevância e nem a quantidade de jogos transmitidos que a Libertadores proporcionava ao SBT, os profissionais foram surpreendidos pelos cortes na manhã desta segunda-feira.

Membros da equipe esportiva da emissora agora estão esperando uma resposta do departamento comercial a respeito das competições que o SBT transmite, mas o clima no canal não é de encerramento do projeto.

Além de perder a Libertadores para a Globo em uma licitação complicada que durou dois "rounds" no ano passado, o problema maior para o SBT foi não conseguir viabilizar a compra de novos eventos nos últimos tempos. Competições que ficaram livres no mercado acabaram parando em canais concorrentes, como o Cariocão na Band, o Paulistão na Record e Mundial de Clubes na Globo.

O SBT até tentou comprar a Copa do Brasil no ano passado, mas a CBF negociou diretamente com a Globo os direitos do torneio nacional até 2026. A emissora de Silvio Santos retomou os investimentos no futebol em 2020, quando transmitiu a finalíssima do Campeonato Carioca entre Flamengo e Fluminense usando a "lei do mandante", que ainda existia por força de medida provisória.

Depois do sucesso comercial com aquele jogo, o canal buscou a Libertadores, a Copa América (masculina e feminina), e o pacote de competições da Uefa, que inclui a Champions League, Liga Europa e Conference League, sendo que as duas últimas são compartilhadas com a TV Cultura até as fases mais decisivas.

Procurado pela coluna, o SBT não se manifestou a respeito dos cortes promovidos nesta segunda-feira. O espaço está aberto para a emissora se posicionar.