Topo

Rodrigo Mattos

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fifa fecha com LiveMode para transmissão de Copa em redes sociais

Bola oficial e taça da Copa do Mundo 2022 - FIFA.com
Bola oficial e taça da Copa do Mundo 2022 Imagem: FIFA.com

25/10/2022 13h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Fifa fechou uma parceria com a LiveMode para transmissão de jogos da Copa do Qatar-2022 em redes sociais. A empresa, que opera a produção de vídeo do Paulistão, vai fazer a operação de partidas do Mundial em plataformas como Youtube, Facebook, TikTok, Kwai, Instagram, entre outros. O anúncio será feito nos próximos dias.

Os direitos de transmissão em streaming (na internet) da Copa foram devolvidos à Fifa na renegociação de contrato com a Globo. A emissora pediu redução do valor inicial por conta da alta do dólar e chegou a entrar com um processo para não pagar. Depois, houve um acordo entre as partes pelo qual a emissora perdia a exclusividade da transmissão on-line.

Com isso, a Fifa já tinha autorizado a comercialização desses direitos a terceiros. Mas, com a proximidade da Copa, não foi possível fechar com um comprador. A LiveMode atuava como vendendo patrocínios regionais da Copa para o Brasil.

Agora, a empresa ficará encarregada de produzir as transmissões usando o sinal da Fifa e veicula-las nas plataformas. Estão no pacote boa parte dos jogos, embora não todos. O número de partidas ainda não é conhecido.

Haverá venda de patrocínios para gerar receita com uma divisão entre a Fifa e a empresa. A empresa já está no mercado vendendo planos comerciais para as transmissões. Falta menos de um mês para a Copa.

A LiveMode é parceira da Federação Paulista de Futebol e da Copa do Nordeste. Procurada, a LiveMode não quis se pronunciar.