Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como o jogo Atlético-GO x Palmeiras foi parar às 18h30 de uma segunda-feira

Duelo entre Atlético-GO e Palmeiras será realizado às 18h30 desta segunda-feira (10) em Goiânia - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Duelo entre Atlético-GO e Palmeiras será realizado às 18h30 desta segunda-feira (10) em Goiânia Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Colunista do UOL

10/10/2022 16h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O torcedor de Atlético-GO ou Palmeiras pode estranhar o horário da partida entre os dois clubes, válida pela 31ª rodada do Brasileirão 2022. O duelo hoje em Goiânia começa às 18h30 (horário de Brasília), incomum para uma segunda-feira e em jogo exclusivo do Premiere. Mas como isso aconteceu?

De acordo com os registros no site da CBF, a marcação original de Atlético-GO x Palmeiras era para o dia anterior, um domingo, às 18h. Em 6 de setembro, a entidade publicou uma IMT (Informação de Modificação de Tabela) alterando a data da partida, mas não o horário.

Assim, o duelo entre Dragão e Verdão ficou marcado para as 18h de uma segunda-feira, mais estranho ainda para quem está acostumado a ver futebol no período noturno durante dias úteis.

A justificativa na primeira mudança era um "ajuste de tabela, com a concordância da detentora dos direitos de transmissão". Ou seja, a Globo aprovava a alteração, mas não era a autora do pedido, que no caso foi a própria CBF, por meio do DCO (Diretoria de Competições).

Quase um mês depois, no dia 5 de outubro, a CBF voltou a publicar uma IMT fazendo alteração em Atlético-GO x Palmeiras. Mas foi apenas para atrasar o início do jogo em meia hora, consolidando a data de hoje, mas com horário das 18h30. Mais uma vez, a marca CBF/DCO apareceu como autora do pedido de mudanças, que teve como justificativa apenas um "ajuste de tabela".

A segunda-feira é um dia tradicionalmente usado na tabela do Brasileirão, mas com jogos normalmente às 20h. Nesta rodada, por exemplo, o duelo Santos x Juventude será realizado hoje neste horário com transmissão do SporTV e do Premiere.

Em contato com a coluna, a CBF confirmou que a mudança partiu do DCO e não deu um motivo específico para a marcação do jogo no período das 18h30 de uma segunda-feira.

A entidade afirmou que a possibilidade de fazer alterações nas tabelas de seus campeonatos está prevista no RGC (Regulamento Geral de Competições), desde que seja respeitado um prazo de cinco dias de antecedência em casos nos quais a data seja mantida, como foi o de Atlético-GO x Palmeiras, modificado pela última vez no dia 5.

A Globo também foi procurada pela reportagem, e por meio de seu departamento de Comunicação enviou a seguinte nota:

"A Globo não solicitou a mudança do horário da partida. Consultada, apenas pediu que a alteração não coincidisse com outros jogos da competição, já que o Brasileirão se aproxima da reta final, com jogos decisivos".