Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

São Paulo x Corinthians iguala recorde de audiência do Brasileirão em SP

Empate entre São Paulo e Corinthians fez Globo igualar o recorde de audiência do Brasileirão em SP - [Ljava.lang.String;@1f5f95e/Ettore Chiereguini/AGIF
Empate entre São Paulo e Corinthians fez Globo igualar o recorde de audiência do Brasileirão em SP Imagem: [Ljava.lang.String;@1f5f95e/Ettore Chiereguini/AGIF

Colunista do UOL

12/09/2022 16h34

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O clássico São Paulo x Corinthians, que terminou empatado em 1 a 1 e foi transmitido em TV aberta no último domingo (11), registrou média de 28 pontos no Ibope em SP. Com esse resultado, a partida igualou o recorde da Globo na região metropolitana de São Paulo, que foi marcado justamente no duelo entre os mesmos times no primeiro turno, outro empate pelo mesmo placar.

A diferença é que o jogo do Morumbi teve 47% de share (participação sobre o total de televisores ligados), contra 50% da partida realizada em maio na Neo Química Arena. Mas, naquela ocasião, o confronto direto entre corintianos e são-paulinos valia a liderança do Brasileirão ainda na sétima rodada.

Com empate de ontem, o Corinthians passou a ocupar a quinta colocação na tabela do Brasileirão, com 44 pontos (10 a menos que o líder, o Palmeiras), enquanto o São Paulo agora está em 13º lugar, com 31.

Cada ponto de audiência na Grande São Paulo equivale a 74.666 domicílios, ou 205.755 pessoas, ou seja, o clássico conseguiu manter uma média de quase 5,8 milhões de pessoas sintonizadas na Globo nesta região entre 16h03 e 18h, período com bola rolando.

A maior audiência da temporada do futebol em São Paulo em 2022 continua sendo o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil entre Corinthians e Atlético-GO, quando o Timão precisava reverter a derrota por 2 a 0 sofrida fora de casa na ida, venceu por 4 a 1 e garantiu sua vaga na semifinal.

Naquele jogo, a Globo marcou média de 29 pontos. Vale lembrar que partidas noturnas geralmente têm mais audiência em pontos por serem em horários com mais televisores ligados. Tanto que no jogo do recorde a participação da emissora foi de 46%, um ponto percentual a menos que o obtido com o clássico de ontem.

No Rio de Janeiro, a emissora exibiu neste domingo um jogo entre Grêmio e Vasco, pela Série B do Brasileirão. A vitória do time gaúcho por 2 a 1 rendeu à Globo uma média de 18 pontos e 33% de share. No região metropolitana da capital fluminense, cada ponto no Ibope equivale a 47.601 domicílios, ou 124.692 pessoas.