Topo

Por onde andam os argentinos que causaram espanto ao baterem o Dream Team?

Em pé (da esq. à dir) - Wolkowyski, Nocioni, Fernández, Scola e Oberto; No meio - Herrmann; Sentados (da esq. à dir.) - Gutiérrez, Delfino, Sconochini, Montecchia, Ginóbili e Sánchez - AP Photo/Michael Conroy
Em pé (da esq. à dir) - Wolkowyski, Nocioni, Fernández, Scola e Oberto; No meio - Herrmann; Sentados (da esq. à dir.) - Gutiérrez, Delfino, Sconochini, Montecchia, Ginóbili e Sánchez Imagem: AP Photo/Michael Conroy

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

08/04/2017 04h00

No início desta semana, Andrés Nocioni anunciou que deixará o basquete ao final da atual temporada. O jogador de 37 anos fez parte do time da Argentina que causou espanto ao desbancar o reinado do Dream Team americano. Os hermanos ganharam a medalha de ouro na Olimpíada de 2004 após bater a Itália na final, por 84 a 69. Na semifinal, os argentinos haviam feito 89 a 81 nos então favoritos Estados Unidos. Foi a última vez que os americanos saíram de uma edição dos Jogos Olímpicos sem subir no lugar mais alto do pódio.

Aproveitando a aposentadoria do ala-pivô, o UOL Esporte mostra o que fazem hoje os 12 heróis argentinos e o técnico Rubén Magnano, que no ano passado deixou o comando da seleção brasileira.

Alejandro Montecchia (45 anos) - Se aposentou do basquete em 2009 e seu último clube foi o Regatas Correintes (ARG). Atualmente trabalha como assistente técnico do Estudiantes de Bahía Blanca, equipe que disputa o campeonato argentino e é dirigida por Sebastián Ginóbili, irmão de Emanuel Ginóbili.

Andrés Nocioni (37 anos) - Defende o Real Madrid desde 2014 e já anunciou que ao fim desta temporada irá se aposentar. Não falou o que pretende fazer no futuro.

Carlos Delfino (34 anos) - Depois de quase quatro anos parado por causa de seguidas lesões, acertou recentemente contrato com o Boca Juniors e está em atividade na liga argentina.

Emanuel Ginóbili (39 anos) - Argentino de maior sucesso na história do basquete, segue em atividade no San Antonio Spurs, time que defende desde 2002. Ainda não disse quando vai se aposentar.

Fabricio Oberto (42 anos) - Se aposentou do basquete em 2013 defendendo o Atenas de Córdoba (ARG). Hoje, tem uma série de atividades. É comentarista da ESPN Argentina (esteve nesta função nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro), de uma rádio de Córdoba e desenvolve a sua própria marca de vinhos na bodega Alta Esperanza.

Gabriel Fernández (40 anos) - Deixou as quadras na última temporada e seu último clube foi o Huracán de San Justo, que disputa a terceira divisão argentina. É proprietário de uma empresa de construção.

Hugo Sconochini (45 anos) - Se aposentou em 2012 pelo Bettinzoli Monticelli (ITA). Está vivendo no país europeu comentando partidas da Euroliga pela Sky TV.

Leo Gutiérrez (38 anos) - Está jogando no Peñarol de Mar del Plata (ARG) e anunciou que deixará as quadras ao fim da temporada, mas não revelou o que pretende fazer.

Luis Scola (36 anos) - Segue jogando, mas atualmente está sem equipe após ser dispensado no dia 27 de fevereiro pelo Brooklyn Nets. Ele estava na NBA desde 2007.

Pepe Sánchez (39 anos) - Seu último clube como jogador foi o Estudiantes de Bahía Blanca (ARG), em 2013. Hoje, segue trabalhando lá como diretor geral. Tem cargo diretivo na liga nacional.

Magnano - REUTERS/Marcos Brindicci - REUTERS/Marcos Brindicci
Imagem: REUTERS/Marcos Brindicci
 

Rubén Wolkowyski (43 anos) - Se aposentou em 2015 e teve como último clube o Quilmes de Mar del Plata (ARG). Foi viver na Espanha e trabalha como agente de jogadores.

Walter Herrmann (37 anos) - O jogador, que defendeu o Flamengo entre 2014 e 2015, está jogando atualmente no Obras Sanitárias (ARG).

Rubén Magnano (62 anos) - Foi o técnico da seleção brasileira entre 2010 e 2016 e deixou o cargo após os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. No começo deste ano, acertou contrato para dirigir o Trotamundos de Carabobo, equipe que disputa a liga venezuelana.

Relembre a campanha

Primeira fase
Argentina 83 x 82 Sérvia e Montenegro
Argentina 76 x 87 Espanha
Argentina 82 x 57 China
Argentina 98 x 94 Nova Zelândia
Argentina 75 x 76 Itália
A equipe avançou às quartas de final na terceira posição da chave

Quartas de final
Argentina 69 x 64 Grécia

Semifinal
Argentina 89 x 81 Estados Unidos

Final
Argentina 84 x 69 Itália