Topo

Marílson confirma favoritismo e leva ouro no 1º dia do Troféu Brasil

Do UOL Esporte

Em São Paulo

15/09/2010 20h06

A primeira estrela a disputar o Troféu Brasil de atletismo confirmou seu favoritismo. Nesta quarta-feira, Marílson Gomes dos Santos não deu chances aos adversários no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, em São Paulo, e venceu a prova dos 10.000 m, faturando o título da competição pelo segundo ano consecutivo.

PRIMEIRO DIA DO TROFÉU BRASIL EM SP

  • Wagner Carmo/CBAt

    Astro do dia no Centro Olímpico, Marílson Gomes confirmou o favoritismo e venceu os 10.000 m

  • Wagner Carmo/CBAt

    Promessa do atletismo, Caio Cézar dos Santos foi o melhor nas eliminatórias do salto em distância

Marílson foi o único a correr na casa de 28min, fechando o percurso com 28min44s59. Damião Ancelmo de Souza (29min19s98) e Reginaldo de Oliveira Campos Junior (29min21s83) completaram o pódio.

"Minha intenção era ganhar a prova, não me preocupar com a marca. Corri com uma certa facilidade e a marca, abaixo dos 29 minutos, foi boa para esta fase do ano”, comemorou Marílson, que utilizou o Troféu Brasil como preparação para a Maratona de Nova York, a ser disputada no dia 7 de novembro. O brasileiro buscará o tricampeonato da competição.

Na vertente feminina dos 10.000 m, quem levou a melhor foi Fabiana Cristine da Silva, que concluiu o percurso em 34min15s85. A fundista permaneceu entre as quatro primeiras colocadas durante toda a prova, mas só assumiu a liderança na volta final.

“Não se corre apenas com as pernas. A gente tem 25 voltas para correr com a cabeça. Foi isso que procurei fazer”, explicou a pernambucana, que teve Cruz Nonata (34min16s25) e Adriana Aparecida da Silva (34min28s69) ao seu lado no pódio.

Eliminatórias

As provas de 10.000 m foram as únicas finais deste primeiro dia de Troféu Brasil, mas outras seis disputas também tiveram espaço no Centro Olímpico nesta quarta-feira, todas classificatórias.

Um dos destaques do dia foi o jovem Caio Cezar dos Santos. Campeão do salto em distância nos Jogos Olímpicos da Juventude, o atleta confirmou a fama de promessa da modalidade e venceu a eliminatória desta quarta com 7,84 m, estabelecendo o novo recorde brasileiro sub-18. Vale lembrar que Caio era o caçula entre os 20 competidores.

“Estou bem e estou feliz por bater novamente o recorde brasileiro da minha categoria”, resumiu Caio, que costuma treinar na nova pista do Centro de Treinamento. A final da prova será nesta quinta-feira à tarde.

Outro que brilhou nesta quarta-feira foi Wagner Domingos, que bateu o recorde do campeonato no lançamento do martelo ainda na etapa classificatória. Wagner alcançou 69,92 m, derrubando o antigo recorde que pertencia a ele mesmo, de 68,13 m. Entre as mulheres, a melhor do dia foi Josiane Soares com 56,06 m. As duas finais serão nesta quinta-feira.

Estrela do dia ao lado de Marílson Gomes dos Santos, Keila Costa confirmou o favoritismo e obteve a melhor marca na eliminatória do salto triplo, 13,62 m registrados logo na primeira tentativa.

Para encerrar, a prova mais rápida do atletismo começou nesta quarta-feira com as eliminatórias. Entre as mulheres, Bárbara Leôncio, outra promessa do atletismo brasileiro, foi a mais rápida das baterias com 11s82. Ana Cláudia Lemos da Silva, que há duas semanas bateu o recorde sul-americano da distância, foi a terceira do dia com 11s86. “O Troféu Brasil é a competição mais importante do país. É o sonho de qualquer atleta estar aqui, e quero fazer o melhor que eu puder”, afirmou a atleta.

Entre os homens, o mais rápido das eliminatórias dos 100 m rasos foi Jefferson Lucindo com 10s60. As semifinais masculina e feminina e as duas decisões serão nesta quinta-feira.