Topo

A empresários Tarcísio diz que MST 'tem que ser banido do Brasil'

O ex-ministro Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), pré-candidato ao governo de SP, durante sabatina UOL/Folha - UOL
O ex-ministro Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), pré-candidato ao governo de SP, durante sabatina UOL/Folha Imagem: UOL

Do UOL, em São Paulo

26/07/2022 16h29Atualizada em 26/07/2022 18h41

O pré-candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa, disse hoje que o MST (Movimento dos Sem Terra) é um fantasma e que "tem de ser banido do Brasil". As falas foram feitas durante um evento na Associação Comercial de Presidente Prudente, no interior do estado.

Na ocasião, um comerciante reclamou ao ex-ministro da Infraestrutura que o Pontal do Paranapanema, no extremo oeste do estado, precisava de desenvolvimento econômico para deixar de ser conhecida pelos presídios e por ser uma região dos sem-terra. Foi então que Tarcísio criticou o movimento que é historicamente ligado aos partidos de esquerda.

"Esse fantasma do MST tem que ser banido do Brasil, porque a única coisa que eles trouxeram até hoje foi insegurança, para o campo, para o crédito, para investimento", disse.

O pré-candidato ainda afirmou ser favorável a oferecer crédito aos trabalhadores do campo e tornar "assentados em produtores".

O MST é um movimento rural que milita a favor da reforma agrária, protesta contra os latifúndios considerados improdutivos e promove a agricultura majoritariamente orgânica. O movimento em toda sua história coleciona episódios polêmicos e acusações de invasão de terras. É também produtor de alimentos, e segundo o Instituto Rio Grandense do Arroz, é o maior produtor de arroz orgânico da América Latina.

Ao UOL, o coordenador nacional do MST, João Paulo Rodrigues, criticou a fala de Tarcísio e defendeu o movimento.

"O nosso movimento luta pela reforma agrária, trabalha pela melhoria de vida das famílias de agricultores e para produzir alimentos saudáveis para o povo. O estado de São Paulo precisa de um governador que tenha coragem para banir a fome e o desemprego, a desigualdade social, a concentração de renda e o latifúndio, e a intolerância, o autoritarismo e o discurso de ódio. Se o candidato quiser, podemos dar uma aula sobre a vida no interior de São Paulo. Temos escolas em todas as regiões do estado e podemos indicar algum curso para iniciantes no território paulista".