Topo

Filho de Queiroga investigado pelo MPF participa de evento com Bolsonaro

Filho do ministro Marcelo Queiroga, Antônio Cristóvão Neto -- conhecido como "Queiroguinha" --, participa de evento do governo federal na Paraíba - Reprodução/TV Brasil
Filho do ministro Marcelo Queiroga, Antônio Cristóvão Neto -- conhecido como "Queiroguinha" --, participa de evento do governo federal na Paraíba Imagem: Reprodução/TV Brasil

Do UOL, em São Paulo

24/06/2022 15h40Atualizada em 24/06/2022 15h46

O filho do ministro da Saúde Marcelo Queiroga, Antônio Cristóvão Neto — conhecido como "Queiroguinha" —, investigado pelo Ministério Público Federal da Paraíba após acusações de tráfico de influência e usurpação de função pública, participou de um evento hoje ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL) na Paraíba.

Bolsonaro realizou a inauguração dos Residenciais Canaã I e II, em João Pessoa, capital paraibana, e chegou a agradecer a presença do filho do ministro no fim de seu discurso. Em determinado momento, Queiroguinha falou ao ouvido de Bolsonaro.

O ministro Marcelo Queiroga também estava no evento, sentado à frente do filho.

Queiroguinha, que é pré-candidato a deputado federal pela Paraíba, teria utilizado de agendas oficias do Ministério da Saúde para se apresentar como um representante do Governo Federal. A investigação do MPF ainda é preliminar e foi adotada após denúncia encaminhada pela oposição.

Em uma entrevista concedida à uma rádio da cidade de Sumé, no interior da Paraíba, o filho do ministro disse que "nós, enquanto representantes do governo federal, precisamos ter um olhar voltado com muita sensibilidade para essa região".

Além de falar em nome do governo, Cristóvão também estaria intermediando encontros de prefeitos com seu pai. Ele é filiado ao PL, mesmo partido de Bolsonaro e, assim como o pai, busca formação em medicina, área na qual é estudante.

Menos de uma semana depois, ao menos três prefeitos que estavam nesse evento em Sumé foram recebidos por Queiroga em Brasília em reuniões fora da agenda oficial do ministro, segundo relataram os próprios participantes do encontro ao jornal O Globo. Os relatos ainda dão conta de que, após a reunião, o ministro da Saúde enviou dinheiro para os gestores e municípios da região.