Topo

Pré-candidato do PSOL em PE quer criar programa de moradia e escola para PM

Tiago Minervino e Matheus Mattos

Colaboração para o UOL, em Maceió e em São Paulo

10/06/2022 17h18Atualizada em 10/06/2022 18h42

O pré-candidato ao governo de Pernambuco pelo PSOL, João Arnaldo, prometeu criar programas de moradia e escolas de formação para todas as corporações da Polícia Militar, durante sabatina UOL/Folha realizada hoje.

Durante sabatina promovida pelo UOL e pela Folha de S.Paulo, João Arnaldo apontou que as mais de 120 mortes registradas no estado nos últimos dias em decorrência das chuvas é resultado também da inexistência de políticas públicas para prevenir esse tipo de tragédia.

Segundo o pré-candidato, há estudos que apontam o fato de que as chuvas intensas tendem a se tornar cada vez mais frequentes em Pernambuco e, em seu governo, caso seja eleito, ele pretende erradicar as moradias construídas em áreas de risco.

"No nosso governo vamos liderar um plano de erradicação de pontos de áreas de risco com moradias na região metropolitana do Recife, e nós vamos financiar isso, já estamos consolidando os cálculos, para garantir que todas essas famílias, nas áreas que podem ser requalificadas, vamos requalificar, criar áreas de lazer, [pois] não é só tirar as casas da situação de não cair, mas também garantir qualidade de vida na periferia", declarou, ressaltando a importância de "um programa de moradia consolidada nas áreas onde tiver que ter remoção dessas famílias [para tirá-las] mas não deixá-las abandonadas".

Disse que, nem ele nem o PSOL são inimigos dos profissionais da segurança, mas afirmou que a polícia sofre com uma "manipulação de um aparelho do estado", o que resulta em um "instrumento político de mera repressão e de controle social contra o próprio trabalhador e trabalhadora".

Como proposta para segurança pública, ele pretende "criar uma escola de formação de segurança e direitos humanos para todas as corporações, cursos paralelos e mais investimentos em equipamentos e inteligência".

Ele prometeu também um programa de reúso da água para unidades produtivas do estado: "A ideia é que, em cinco anos, nenhuma empresa esteja operando sem o sistema de reúso de pelo menos 80% de eficiência. Isso vai reduzir a demanda por água e a poluição do rio Ipojuca.

O que diz a pesquisa mais recente

Levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado em maio aponta a deputada federal Marília Arraes (Solidariedade) à frente na corrida eleitoral para o governo de Pernambuco, com 28,8% das intenções de voto em um dos cenários na pesquisa estimulada — quando é apresentada a lista de nomes dos pré-candidatos.

A ex-prefeita de Caruaru Raquel Lyra (PSDB) aparece na sequência, com 16%, seguida pelo ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil), com 13,6%, e pelo ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes Anderson Ferreira (PL), com 12,1%. Como a margem de erro da pesquisa é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos, esses três pré-candidatos empatam tecnicamente.

O deputado federal Danilo Cabral (PSB) tem 7,1%, empatando tecnicamente com Ferreira. O advogado João Arnaldo (PSOL) aparece com 1,3%, e o historiador Jones Manoel (PCB), com 0,7%, também tecnicamente empatados.

Brancos, nulos e aqueles que disseram que não irão votar em nenhum dos candidatos somam 13,5%, e aqueles que não souberam ou não responderam, 7%.