Topo

Apoio do PSDB consolida a candidatura de Simone Tebet, diz liderança do MDB

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/06/2022 19h07

O apoio do PSDB à pré-candidatura da senadora Simone Tebet (MDB-MS) consolida o nome dela como a representante da chamada terceira via, avaliou Germano Rigotto, ex-governador do Rio Grande do Sul e uma das principais lideranças da sigla no estado, durante entrevista ao UOL News.

Rigotto participou ontem de uma reunião no gabinete do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) com lideranças do PSDB e MDB para selar o acordo. Hoje, a Executiva Nacional do PSDB oficializou o apoio a Tebet, numa tentativa dos dois partidos com o Cidadania de atrair os eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Este apoio do PSDB e Cidadania significa a consolidação definitiva da candidatura da senadora Simone Tebet", disse Rigotto. "Ela cresce dentro do MDB, com aquelas resistências localizadas, que são menores. Na verdade, a base do partido está se mobilizando cada vez mais a favor da candidatura dela", completou.

Para o ex-governador gaúcho, a formalização do apoio tucano a Tebet pode trazer mais aliados para a pré-candidatura da senadora, que tem o objetivo, segundo ele, de "qualificar o debate político" ao se colocar como uma alternativa aos dois polos à esquerda e à direita.

"Simone Tebet, pelas suas qualidades e o que ela representa, vai crescer. A exposição vai aumentar e ela vai crescer, inclusive nas próximas pesquisas", projetou Rigotto.

Pesquisa da Quaest Consultoria contratada pela Genial Investimentos e divulgada ontem mostrou Simone Tebet empatada com Pablo Marçal (Pros) nas intenções de voto para a Presidência. Ambos tiveram 1% cada na pesquisa estimulada —quando o entrevistado recebe uma lista prévia com os nomes dos presidenciáveis.

Lula liderou e venceria no primeiro turno, com 46%. Bolsonaro ficou em segundo lugar, com 30%; Ciro Gomes (PDT), o terceiro, com 7%.

Questionado sobre um possível candidato para vice de Tebet, Germano Rigotto citou Jereissati como um "excelente nome" para a chapa, mas disse que essa é uma decisão do PSDB.

"Tasso está preparado para ser vice-presidente e ele agrega demais pela sua história, bagagem, pelo trânsito que tem nos mais diferentes setores, mas isso é uma decisão que passa pelo PSDB."

Assista ao UOL News na íntegra: