Topo

Genial/Quaest: 48% acham que Lula foi condenado corretamente

Lula em entrevista à rádio de Campinas (SP) - Ricardo Stuckert/Divulgação
Lula em entrevista à rádio de Campinas (SP) Imagem: Ricardo Stuckert/Divulgação

Weudson Ribeiro

Colaboração para o UOL, em Brasília

08/06/2022 16h26

Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada hoje, 48% dos entrevistados responderam que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi condenado corretamente. Outros 43% disseram que acham que ele foi condenado injustamente.

"Ou seja, não é impossível especular que o eleitorado pode ser levado a votar com essa razão, mas parece improvável", analisa o professor de ciência política da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Felipe Nunes, diretor do instituto de pesquisa.

No limite da margem de erro, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, 46% acham que foi justo e 45% avaliam a condenação do ex-presidente como injusta.

Para 48% dos eleitores, Lula foi condenado corretamente, enquanto 43% acham que não foi uma condenação correta - Quaest - Quaest
Para 48% dos eleitores, Lula foi condenado corretamente, enquanto 43% acham que não foi uma condenação correta
Imagem: Quaest

De acordo com a sondagem, metade dos eleitores diz acreditar que a opinião do candidato sobre a legalização do aborto diminui a chance de voto nas eleições deste ano. Entre os eleitores de Lula, 41% diminuiriam as chances de votar em um candidato que defende temas como o aborto. Isso ainda pode ser um problemão para a campanha petista.

Em debate na Fundação Perseu Abramo no começo de abril, Lula defendeu o direito à interrupção voluntária da gravidez. "Aqui no Brasil ela não faz porque é proibido, quando na verdade deveria ser transformado numa questão de saúde pública e todo mundo ter direito e não ter vergonha", afirmou.

No dia seguinte, ele disse que, pessoalmente, é contra o procedimento, mas que ele deveria ser tratado como questão de saúde pública. A declaração foi criticada pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), que chamou Lula de "genocida de inocentes". Para Ciro Gomes (PDT), a fala foi "estapafúrdia" e favorece a reeleição de Bolsonaro.