Topo

Tales: 'Ciro será decisivo se essa eleição terá ou não segundo turno'

Do UOL, em São Paulo

13/05/2022 12h58

O colunista do UOL Tales Faria opinou hoje que o posicionamento dos eleitores de Ciro Gomes (PDT) podem ser decisivos já no primeiro turno das eleições presidenciais. Para ele, "Ciro vai ser decisivo se essa eleição terá ou não segundo turno".

Tales analisou que até agora as intenções de voto dos eleitores têm ficado polarizadas entre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O colunista entende que se isso se mantiver depois de a campanha de fato começar, eleitores dos outros candidatos podem fazer o chamado voto útil já no primeiro turno.

Nesse cenário, a tendência dos eleitores do Ciro seria a de migrar para Lula, que é ideologicamente mais próximo. Os oito pontos percentuais de Ciro levariam o petista, segundo as pesquisas mais recentes, a ter mais de 50% dos votos.

A análise de Tales Faria foi feita quando ele comentava a pesquisa Ipespe de intenções de voto para a presidência, que foi divulgada hoje. O levantamento aponta Lula com 44% e Bolsonaro com 32%. Ciro vem em terceiro lugar com 8%.

Ainda não se sabe quem realmente vai estar na disputa eleitoral, por enquanto todos são apenas pré-candidatos. Alguns dos nomes que estão colocados ainda podem desistir da disputa, bagunçando um pouco o cenário.

Este não é o caso de Ciro Gomes, segundo o próprio político. "Se ele não tiver apoio nenhum, o eleitor pode desistir dele ou o partido desistir dele", ponderou Tales. "Independe da vontade própria do candidato".