Topo

Bolsonaro pergunta se apoiador negro pesa 'mais de sete arrobas' e ironiza

Do UOL, em São Paulo

12/05/2022 18h53Atualizada em 13/05/2022 11h13

O presidente Jair Bolsonaro (PL) fez uma declaração de cunho racista para um de seus apoiadores 'bolsonaristas' negros presentes em frente ao Palácio do Planalto hoje. Após ouvir que o apoiador foi levantado do chão, ironizou a situação, questionando se haviam conseguido levantá-lo e falando "Tu pesa o quê? Mais de sete arrobas, né?". Arroba é a unidade de peso usada para gado.

Logo depois de sua piada, Bolsonaro lembrou que já foi processado por usar a expressão "arrobas" para se referir a pessoas negras.

O caso aconteceu em 2017, quando o atual presidente também afirmou que quilombolas "não servem nem para procriar", durante uma palestra em abril - na qual defendia o fim de reservas para indígenas e quilombolas.

"Vocês sabiam que eu já fui processado por isso? Chamei um cara de oito arrobas", relatou o presidente aos seus apoiadores no cercadinho, recebido com "Oh não" e "Sério?".

Em 2017, a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas destacou que, "durante mais de três séculos e meio, pessoas negras foram legalmente comercializadas como escravas no Brasil, comercializadas inclusive em função da massa corporal que ostentavam".

Em 2020, Bolsonaro já havia usado "arrobas" para apoiador negro

Durante evento por videoconferência em fevereiro de 2020, o presidente interagiu com apoiadores, incluindo uma pessoa negra - com a qual fez a mesma piada. Após o homem declarar seu apoio a Bolsonaro, o político responde com "E você está com oito arrobas", ao som de risadas.

"Bolsonaro, sou negão, votei em você e em 2022 vou votar de novo. Você é o melhor presidente do Brasil", o apoiador havia dito antes da piada.