Topo

PSDB e Cidadania protocolam no TSE federação partidária entre as siglas

O anúncio foi feito pelo presidente do Cidadania, Roberto Freire - Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo
O anúncio foi feito pelo presidente do Cidadania, Roberto Freire Imagem: Tiago Queiroz/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL*

11/05/2022 14h52Atualizada em 11/05/2022 15h19

Os diretórios do PSDB e do Cidadania protocolaram hoje no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o pedido de federação partidária entre as siglas.

"Agora resta apenas a homologação da Justiça para que se concretize uma refundação da social democracia com o liberalismo progressista e ambientalistas, numa nova formação política", escreveu Roberto Freire, presidente do Cidadania.

Segundo a publicação, o relator do pedido na Corte será o ministro Ricardo Lewandowski.

Pesquisas definirão candidato da 3ª via

A chamada Terceira via —grupo de partidos formado por MDB, PSDB e Cidadania— definiu em reunião na manhã desta quarta-feira que pesquisas qualitativas e quantitativas serão os critérios para definir quem será o candidato único das três legendas à Presidência da República na eleição de outubro.

Em comunicado conjunto, as legendas disseram que esse formato ainda será submetido ao crivo dos partidos e dos postulantes ao Palácio do Planalto.

"Os presidentes do MDB, Baleia Rossi; do PSDB, Bruno Araújo, e do Cidadania, Roberto Freire (por videoconferência), e com a presença do vice-presidente Daniel Coelho, reuniram-se hoje (quarta) na sede do PSDB em Brasília, onde avançaram em critérios convergentes para a escolha do candidato único à Presidência da República", disse a nota.

Por ora também não foi definida uma data para a escolha do candidato do grupo. Antes, quando o União Brasil fazia parte das tratativas, trabalhava-se com a data de 18 de maio para o anúncio.

*Com informações do jornal O Estado de S.Paulo