Topo

Quem entende de Bolsonaro é o Romeu Zema, diz Kalil sobre alianças

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/05/2022 10h47

Alexandre Kalil (PSD), pré-candidato ao governo de Minas Gerais, mirou críticas ao atual governador do estado, Romeu Zema (Novo), pré-candidato à reeleição, dizendo que ele foi "acarinhado e acariciado" pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

"Quem entende de Bolsonaro é o Romeu Zema" afirmou Kalil em sabatina promovida pelo UOL em parceria com a Folha de S.Paulo, relembrando que o atual governador se posicionou, a exemplo do presidente, a favor de tratamentos ineficazes contra a covid-19.

Kalil também descartou qualquer possibilidade de o PSD se aproximar de Bolsonaro ou de pré-candidatos próximos ao atual presidente, dizendo que a opção da legenda para um eventual segundo turno é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Eu considero o presidente Lula mais perto do que eu penso do que o atual presidente da República", acrescentou, dizendo ter um "ótimo relacionamento e uma profunda admiração" pelo petista.

Sabatinas UOL/Folha

A entrevista acontece ao vivo e tem transmissão pela internet nos sites e perfis nas redes do UOL e da Folha de S.Paulo. Fabíola Cidral é quem apresenta a sabatina, enquanto Alberto Bombig, colunista do UOL, e Carolina Linhares, repórter da Folha, são os entrevistadores.

Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada em março, o atual governador de Minas, Romeu Zema, está à frente no pleito, com 34% de intenções de voto. Kalil fica em segundo lugar, com 21%.

Em seguida, quatro candidatos ficam em empate técnico, dentro da margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. André Janones (Avante), com 7%; Cleitinho Azevedo (Cidadania), tem 6%; Carlos Viana (MDB), 5%; e Vittorio Medioli (PSD) tem 2%.

Daniel Sucupira (PT) e Miguel Corrêa (PDT) têm 1% cada. Os dois candidatos empatam tecnicamente com Cleitinho Azevedo, Carlos Viana e Vittorio Medioli, mas não alcançam André Janones. Lorene Figueiredo não aparece no questionário.

Calendário das sabatinas em MG

  • Miguel Corrêa (PDT) - 12/5 - 10h
  • Marcus Pestana (PSDB) - 12/5 - 16h
  • Carlos Viana (PL) - 13/5 - 10h

Nas próximas semanas, também serão feitas sabatinas com candidatos ao governo do Rio de Janeiro, Paraná, Pernambuco, Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul.