Topo

TSE diz que responderá a questões da Defesa, mas rechaça mudanças

O ministro Edson Fachin, presidente do TSE - Nelson Jr./SCO/STF
O ministro Edson Fachin, presidente do TSE Imagem: Nelson Jr./SCO/STF

Do UOL, em São Paulo

09/05/2022 11h44

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou hoje uma nota informando que responderá às questões feitas pelo Ministério da Defesa sobre o processo eleitoral até a próxima quarta-feira (11). O tribunal, porém, recusou realizar qualquer alteração.

Em seu comunicado, o TSE destacou que já respondeu todas as questões enviadas pelos integrantes da Comissão de Transparência das Eleições, mas que responderá as novas perguntas até quarta-feira, mesmo estando fora do prazo.

O tribunal, porém, deixou claro que isso não acarretará em nenhuma mudança no processo eleitoral. "O quadro administrativo e normativo das Eleições Gerais de 2022 está pronto e acabado, de modo que os prazos para alterações no processo eleitoral já foram excedidos".

"Assim, o TSE lembra que, no atual momento, com ordem e obediência à lei, cumpre executar o que está posto nos termos da Constituição e da legislação", completou a Corte em comunicado.

Na semana passada, o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, pediu que o TSE divulgasse os questionamentos e sugestões das Forças Armadas sobre o sistema eleitoral.

Também na semana passada, o tribunal, por meio do presidente Edson Fachin, respondeu ao ministro afirmando que não se opõe à divulgação. A mesma posição foi reforçada hoje por meio da nota.

"Outrossim, para o TSE não há, nem nunca houve, qualquer objeção a que documentos com sugestões sobre o processo eleitoral sejam colocados ao pleno conhecimento público", diz o texto.