Topo

TCU pede que TSE apure contratação de pesquisa pelo governo federal

Alan Santos/PR
Imagem: Alan Santos/PR

Colaboração para o UOL, em Brasília

06/05/2022 17h37

O TCU (Tribunal de Contas da União) encaminhou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) um processo em que o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) pedem abertura de investigação para investigar pesquisa encomendada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para avaliar a própria gestão.

Segundo o TCU, o governo federal pode estar fazendo um uso eleitoreiro da máquina pública. A Secom (Secretaria de Comunicação) contratou duas agências, no valor total de R$ 13,5 milhões.

"É forçoso reconhecer que os resultados obtidos em pesquisa de opinião tão ampla têm clara utilidade para elaboração de campanhas eleitorais e para balizamento dos comportamentos dos candidatos", apontou o relator do processo no TCU, ministro Walton Alencar Rodrigues.

"Dado o momento de realização da contratação, no último ano do atual governo, e suas características, não é possível afastar o risco de que os resultados das pesquisas sejam utilizados de forma indevida, para subsidiar a campanha eleitoral do excelentíssimo senhor presidente da República, que é, notoriamente, candidato à reeleição", escreveu ele.