Topo

Bolsonaro foi chantageado pelo centrão, diz Weintraub sobre Tarcísio

Colaboração para o UOL

03/05/2022 10h20Atualizada em 03/05/2022 15h08

O ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (PMB), pré-candidato ao governo de São Paulo, disse, durante sabatina UOL/Folha realizada hoje, que o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi chantageado pelo centrão, por isso apoiou a pré-candidatura do ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos).

"Acho que houve aproximação com centrão muito em função da chantagem que a estrutura fez contra o presidente. O presidente virou refém do mecanismo, foi chantageado diretamente, envolvendo ele e a família, e acabou cedendo. Acho que é até aquela síndrome de Estocolmo. Foi sequestrado, se identifica com o sequestrador e atira no policial", afirmou.

"O Tarcísio não tem nenhuma acusação de corrupção, mas ele foi indicado, não é concursado, para o Dnit [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] da Dilma [Rousseff] e do Lula. Durante dez anos, em que esteve envolvido em fiscalizar no Dnit, ele não encaminhou nenhum caso de malfeito. Eu, em um ano e meio no MEC, enviei 15 casos para o Ministério Público, a Polícia Federal e a Justiça."

A sabatina foi conduzida pela apresentadora Fabíola Cidral, pelo colunista do UOL Leonardo Sakamoto e pela jornalista da Folha de S. Paulo Carolina Linhares.

Sabatinas acontecem até 6 de maio

As sabatinas UOL/Folha acontecem até 6 de maio, sempre nesses dois horários —às 10h e às 16h—, ao vivo e com transmissão pela internet nos sites e perfis nas redes sociais do UOL e da Folha.

Durante uma hora, serão entrevistados os políticos mais bem colocados na mais recente pesquisa Datafolha, divulgada em 7 de abril.

Calendário das sabatinas em SP

  • Elvis Cézar (PDT) - 03/05 - 16h
  • Rodrigo Garcia (PSDB) - 04/05 - 10h
  • Vinicius Poit (Novo) - 04/05 - 16h
  • Tarcísio de Freitas (Republicanos) - 05/05 - 10h
  • Gabriel Colombo (PCB) - 05/05 - 16h
  • Altino de Melo (PSTU) - 06/05 - 10h
  • Fernando Haddad (PT) - 06/05 - 16h

O que diz a pesquisa Datafolha

O ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT) lidera a intenção de votos, com 29%. Em segundo lugar, está o ex-governador Márcio França (PSB), com 20%.

O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), têm um empate técnico, com 10% e 6%, respectivamente.

Vinicius Poit (Novo) e Felicio Ramuth (PSD) têm 2% cada um. Weintraub apresenta 1%, assim como Altino Junior (PSTU).

O instituto ouviu presencialmente 1.806 eleitores de 62 cidades paulistas entre 5 e 6 de abril, com margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou menos. O levantamento tem índice de confiança de 95% e está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número SP-03189/2022.