Topo

Se Tebet não for para 2º turno, meu candidato será Lula, diz senador do MDB

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/04/2022 19h50

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) foi um dos presentes no jantar que aconteceu ontem com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na casa do ex-presidente do Senado Eunício Oliveira (MDB-CE), que reuniu lideranças do MDB, do PSD e do PDT para discutirem um projeto conjunto diante do avanço do presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa eleitoral.

Em entrevista ao UOL News, Castro disse que compareceu ao encontro porque o partido é aliado do PT desde 2002, mas admitiu que há poucas chances de um candidato da 3ª via chegar ao segundo turno — incluindo a própria aposta da sigla para a Presidência, a senadora Simone Tebet (MDB-MT).

"Falo de maneira realista e entendo que há uma probabilidade muito grande, quase uma certeza, do Lula ir para o segundo turno", afirmou o senador. "Se por acaso Simone Tebet não for para o segundo turno, o meu candidato será o Lula", declarou, acrescentando que se Tebet não for escolhida como a candidata do partido, votará em Lula já no primeiro turno.

Castro não disse se o partido tem intenção de formar uma aliança com o PT para apoiar Lula nas eleições, porém, citou que o MDB "se constituiu com uma ampla frente partidária" na época da redemocratização do país.

O senador também disse que "entrou e saiu" da casa de Eunício apoiando Tebet, mas reforçou que é preciso ser "realista" com o atual cenário eleitoral.

"Nas condições atuais, nosso dever é raciocinar com lógica. Se temos um ano de pesquisas feitas no Brasil e o quadro não muda [entre os favoritos à Presidência], e estamos há cinco meses da eleição, o mais provável é que esse quadro se estabilize com a bipolarização entre Lula e Bolsonaro."

"Por enquanto, estou vendo possibilidade de uma terceira via com muita dificuldade e preciso ser sincero em dizer isso", continuou. "Cada vez mais que se aproxima da eleição, fica mais difícil a viabilidade da terceira via chegar ao segundo turno."

Veja mais notícias no UOL News:

*Com informações do Estadão Conteúdo