Topo

Agregador do UOL consolida em gráficos pesquisas eleitorais para presidente

Arte UOL
Imagem: Arte UOL

Do UOL, em São Paulo

11/04/2022 04h00Atualizada em 11/04/2022 16h10

O UOL reúne novidades para a cobertura eleitoral. O agregador de pesquisas eleitorais consolida em gráficos todos os levantamentos feitos até o momento sobre a corrida presidencial de 2022.

A ferramenta conta, já na sua estreia, com 265 pesquisas de opinião sobre a intenção de voto, feitas por 20 empresas diferentes. Os pré-candidatos mais bem colocados nos levantamentos têm seus históricos analisados e comparados, tanto em primeiro como em segundo turno.

Além disso, há um histórico da avaliação e da aprovação do governo de Jair Bolsonaro e um acompanhamento sobre suas chances de reeleição.

O agregador considera parâmetros como a data de cada pesquisa —ou seja, quanto mais recente, mais relevante—, o histórico do instituto responsável, a amostra dos entrevistados e a margem de erro, que acabam impactando a precisão de cada levantamento. Por meio de fórmulas e pesos dados a cada um desses critérios, a ferramenta unifica os cenários diariamente.

"Consigo juntar todas as pesquisas porque eu considero o que chamo de 'viés metodológico', que desconta esse 'erro' cometido por instituto devido às decisões de metodologia na hora de coletar os dados", afirma Neale El-Dash, criador do site Polling Data e que estudou métodos de pesquisa durante seu doutorado na USP (Universidade de São Paulo). "Por mais que as pesquisas sejam diferentes, é possível fazer com isso uma estimativa razoável de cada momento."

É similar ao que faz nos Estados Unidos o estatístico Nate Silver, considerado um guru das previsões eleitorais e criador do site FiveThirtyEight. Ele ficou famoso ao antecipar com precisão os resultados das eleições norte-americanas em 2008 e 2012.

El-Dash evita fazer comentários sobre o atual cenário da disputa no Brasil. Mas falou sobre os números. "Quando eu olho para o gráfico da corrida hoje, tenho a sensação de uma estabilidade que vem desde agosto de 2021. Há mais ou menos nove ou dez meses, esse cenário entre os quatro primeiros nomes na disputa está bastante consolidado."

Mais conteúdo na cobertura eleitoral

Além disso, já estreou o videocast "O Radar das Eleições", com os colunistas Carla Araújo, Thaís Oyama e Kennedy Alencar. A apresentação é de Fabíola Cidral, sempre às terças-feiras, às 10h.

Em março, também estreou como colunista no UOL o jornalista Alberto Bombig, que cobre o noticiário político há 20 anos e já teve passagens pelos jornais Folha e O Estado de S. Paulo e a revista Época.

Para fechar as novidades, neste mês também começam as sabatinas com pré-candidatos a presidente. De 18 de 29 de abril, serão entrevistados os oito políticos mais bem colocados na pesquisa Datafolha divulgada até o dia 9 de abril. O debate acontece em 22 de setembro, com quatro candidatos, e no dia 13 de outubro, se houver segundo turno.

No dia 29 de setembro, vai ser a vez de debaterem os quatro candidatos entre os vices mais bem colocados da última pesquisa Datafolha divulgada até o dia 31 de agosto. Na hipótese de segundo turno, outro debate será realizado em 13 de outubro.

Também serão feitos debates e sabatinas com candidatos em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Ceará, Bahia e Rio Grande do Sul.