Topo

Gleisi: Alckmin tem apoio da maioria do PT para ser vice de Lula

Do UOL, em São Paulo

06/04/2022 13h25Atualizada em 06/04/2022 14h06

A presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), disse em participação no UOL News que acredita que o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin terá o apoio da maioria do partido para concorrer ao lado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano.

"Acho que tem uma maioria no partido, sim, que apoia o nome do ex-governador Geraldo Alckmin", afirmou. "É natural nesse processo em que a gente tinha oposição, em que a gente disputava eleições, que ele traga ainda questões do passado, mas eu estou vendo uma boa vontade dentro do partido e da nossa militância para fazer a aliança mais ampla para trazer todos os setores".

Gleisi confirmou que o partido fará uma reunião com o PSB na sexta-feira (8), em que o nome de Alckmin deve ser oficialmente apresentado. "Temos que fazer um debate no partido e também com a federação e a coligação", disse a parlamentar.

Lula já havia falado sobre o encontro de sexta, e se mostrou otimista quanto a um acordo. "Se estivermos juntos [ele e Alckmin], vamos reconstruir o Brasil, porque somos dois democratas. Gostamos da democracia, exercemos a democracia e temos como prova o exercício dos nossos mandatos", declarou ele em entrevista à rádio paranaense Lagoa Dourada.

Pesquisa Ipespe divulgada hoje aponta Lula à frente da corrida presidencial com 44% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo lugar, com 30%.