Topo

Em meio a tensão, União Brasil elogia Moro e fala de projeto em SP

Sergio Moro em jantar com o presidente do União Brasil, Luciano Bivar - Reprodução/Twitter
Sergio Moro em jantar com o presidente do União Brasil, Luciano Bivar Imagem: Reprodução/Twitter

Leonardo Martins

Do UOL, em São Paulo

02/04/2022 19h13

O União Brasil divulgou uma nota na noite de hoje com elogios ao ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) em meio ao conflito público assumido pelo ex-ministro com uma ala do partido logo após sua filiação.

O problema é a ambição política de Moro, que não descarta ser novamente candidato a presidente após ter desistido. Mas, na mesma nota em que exalta o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, o comunicado do partido pontua: "sua filiação ao União Brasil tem como objetivo a construção de um projeto político-partidário no estado de São Paulo".

O texto é assinado por Luciano Bivar, presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, secretário-geral da sigla, e Antônio Eduardo de Rueda, primeiro vice-presidente do partido.

O União Brasil completou a frase dizendo que a chegada de Moro também ajuda na "construção do centro democrático", algo que vem sendo repetido pelo ex-juiz em declarações públicas.

"O ex-ministro Sergio Moro é um homem íntegro, capaz de enriquecer, junto às demais lideranças partidárias, a discussão sobre o futuro que
almejamos para o país", diz um trecho da nota.

A posição divulgada deixa claro o que já foi manifestado por uma ala do União Brasil, que quer Moro concorrendo por algum cargo legislativo em São Paulo.

O ex-juiz, antes filiado ao Podemos, mal assinou a ficha de filiação no União Brasil e já travou uma briga pública com representantes importantes da legenda, especialmente com o ex-prefeito de Salvador e candidato ao governo da Bahia ACM Neto, que lidera um movimento pela impugnação da filiação do ex-juiz.

Moro afirmou ter desistido "neste momento" de ser candidato à Presidência. No mesmo dia, o União Brasil, em carta, afirmou ter combinado com Moro um projeto estadual para São Paulo, sendo permitida uma candidatura a deputado estadual, federal e, "eventualmente", ao Senado, não à Presidência.

Moro, um dia depois, veio a público dizer que não desistiu de nada e que não será deputado federal, o que causou novo conflito com membros do União Brasil. Há setores no partido, no entanto, que não descartam sua candidatura à Presidência.

O ex-juiz se encontrou hoje com o ex-governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) e citou Bivar em um tuíte. "Conversei com Eduardo Leite sobre o momento político do país e sobre a necessidade de união do centro que está sendo liderada no União Brasil por Luciano Bivar", escreveu o ex-ministro.