Topo

Henrique Meirelles e Edson Aparecido são cotados para vice de Garcia em SP

31.abr.2022 - Rodrigo Garcia em cerimônia de posse como governador de SP - Divulgação/Pablo Jacob
31.abr.2022 - Rodrigo Garcia em cerimônia de posse como governador de SP Imagem: Divulgação/Pablo Jacob

Leonardo Martins

Do UOL, em São Paulo

02/04/2022 18h46

O atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), tem intensificado as conversas na busca de um vice para sua campanha à reeleição na eleição de 2022. Henrique Meirelles (MDB), secretário estadual da Fazenda e Planejamento, e Edson Aparecido (MDB), ex-secretário municipal de Saúde da cidade de São Paulo, são dois dos nomes cotados para a posição.

Os dois políticos são considerados por interlocutores de Garcia e membros do MDB como figuras mais consolidadas, por ora, para integrarem a chapa. Outros nomes, no entanto, podem surgir até julho, quando as convenções partidárias serão realizadas.

O MDB é partido aliado do PSDB no estado de São Paulo assim como o União Brasil, que também deve apresentar uma proposta de vice com um de seus quadros a Garcia.

O atual governador conversou com a imprensa hoje durante uma agenda pública na cidade de São Paulo e disse que a decisão só será tomada em julho.

"Uma decisão que vai ser tomada mais adiante. Eu brinco que jornalistas e políticos são muito ansiosos. No mês de julho, mês das convenções, nós vamos conversar com partidos aliados. O MDB é um grande aliado. Dialogar qual é aquela figura que representa melhor o que São Paulo quer para o futuro", afirmou Rodrigo Garcia.

"O Edson é um grande amigo e gestor público. Fez trabalho exemplar como secretário de Saúde na cidade de São Paulo", disse o governador.

Um dos envolvidos na negociação, o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB), ao lado de Garcia, disse que o nome de Edson Aparecido está à disposição.

"Agora está à disposição de Rodrigo Garcia um dos melhores nomes que fez uma revolução na saúde. A gente identificou em pesquisas que em um quarto da população, hoje, tem preocupação na questão da saúde. É uma contribuição que o MDB está dando ao PSDB. Tenho certeza que ele vai olhar com muito carinho em julho", afirmou Nunes.

Edson Aparecido foi exonerado da Prefeitura de São Paulo ontem e se filiou ao MDB. Ele não confirmou se seria vice de Garcia. "Apenas me filiei ao MDB", disse ao UOL.

Descrito como um político habilidoso, Aparecido, que é historiador, foi um dos fundadores do PSDB e já presidiu os diretórios estadual e municipal na cidade de São Paulo.

Ele também foi deputado estadual e federal e, entre 2011 e 2016, foi secretário de Desenvolvimento Metropolitano do estado e chefiou a Casa Civil do governo estadual, ambos na gestão de Geraldo Alckmin (PSB). Em 2017, foi diretor-presidente da Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação).

Já Meirelles é um emedebista histórico e próximo de João Doria (PSDB), ex-governador de São Paulo. Além de candidato à Presidência em 2018, Meirelles foi presidente internacional do BankBoston, presidente do Banco Central do Brasil (2003-2011, na gestão presidencial de Lula) e ministro da Fazenda (2016-2018, no governo Michel Temer).