Topo

Em fala sobre Bolsonaro, Lula diz que Brasil é governado por 'psicopata'

Lula participa de evento de filiação de Roberto Requião - Reprodução/Twitter/LulaOficial
Lula participa de evento de filiação de Roberto Requião
Imagem: Reprodução/Twitter/LulaOficial

Do UOL, em São Paulo

18/03/2022 22h22

De volta a Curitiba (PR) pela primeira vez, desde que deixou a carceragem da Polícia Federal, em 2019, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de evento de filiação do ex-governador e ex-senador Roberto Requião e aproveitou a solenidade para atacar o presidente Jair Bolsonaro (PL), seu principal rival nas eleições que serão realizadas em outubro. (Assista à transmissão, na íntegra, abaixo)

Não me digam que o Lula se tornou radical, não me digam que o Lula saiu da cadeia mais nervoso, querendo vingança. Eu não aprendi a ter raiva. A minha missão aqui é mostrar que o país pode ser grande. No nosso governo, o Brasil não era um país pária, como é hoje, governado por um psicopata, que não sabe governar e cuidar desse país. Um homem que não sabe falara palavra 'paz', só sabe falar em ódio. Um homem que não sabe falar em amor, cultura, só sabe falar em armas. Lula, em evento

Pouco antes do evento, Lula também se encontrou com o grupo que acampou por 580 dias consecutivos em frente à sede da Superintendência da Polícia Federal, enquanto o líder petista esteve preso, na capital paranaense.

A Vigília Lula Livre iniciou-se no dia 7 de abril de 2018 e contou com a adesão de militantes e organizações, como a Frente Brasil Popular, a CUT (Central Única dos Trabalhadores), e o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), entre outros. Partidos de esquerda também participaram do movimento, que defendia a liberdade do ex-presidente, preso na Operação Lava Jato sob acusação de corrupção.

O petista foi acusado de ter sido beneficiado com reformas em um sítio que ele frequentou em Atibaia, no interior de São Paulo, supostamente como parte de um esquema de corrupção envolvendo empresas e a Petrobras. Ele nega as acusações.

Lula agradeceu a Vigília, a todo o movimento e à equipe que lhe deu apoio e assistência durante a prisão.

Eu sempre agradeço a Deus, que sempre foi muito generoso comigo, porque, mesmo depois de me jogarem em um poço, de jogarem toneladas de mentiras contra mim, eu encontrei vocês que eu nem conhecia, e a dedicação de vocês, a confiança de vocês me ajudou a sobreviver em uma cela. Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

"Ouvir o grito de bom dia, boa tarde ou boa noite de vocês era música para os meus ouvidos. Nunca imaginei que isso que a gente não liga no dia a dia ia ter um significado tão importante na minha vida", acrescentou.