Topo

Huck apoia filiação de Alckmin ao PV, diz presidente do partido

11/3/2022 - José Luiz Penna (presidente nacional do PV), Marcos Belizário (presidente estadual), Geraldo Alckmin e Regina Gonçalves (Secretária de Organização) em reunião na sede do PV, em São Paulo - Divulgação/PV
11/3/2022 - José Luiz Penna (presidente nacional do PV), Marcos Belizário (presidente estadual), Geraldo Alckmin e Regina Gonçalves (Secretária de Organização) em reunião na sede do PV, em São Paulo Imagem: Divulgação/PV

Do UOL, em São Paulo

11/03/2022 17h01

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin se reuniu hoje (11) com o presidente nacional do PV, José Luiz Penna, para discutir a possibilidade de se filiar ao partido para as eleições deste ano. O encontro ocorreu na sede do PV, em São Paulo.

Ao UOL, Penna disse que saiu entusiasmado do encontro, que ocorreu após o PSB desistir da federação com PT, PV e PCdoB. Alckmin é cotado para ser vice na chapa do ex-presidente Lula e já vinha mantendo conversas com o PV para o caso de as negociações entre PSB e PT não avançarem.

"Acho que voltamos a ter fortes chances", disse Penna após deixar a reunião.

Segundo Penna, uma possível filiação ao partido é endossada pelo apoio do apresentador Luciano Huck que, diz o presidente do partido, tem defendido a aproximação de Alckmin com a sigla.

"Alckmin me contou que no ciclo de relações dele muita gente apoia a sua vinda para o PV. Disse que o Luciano Huck ficou entusiasmado com a perspectiva dele vir para cá e que fez até campanha", relatou.

Outro fator que, na visão do presidente do PV, pode ter contribuído para o avanço da conversa foi o fato de Gilberto Kassab (PSD) articular para a candidatura de Eduardo Leite (PSDB) à Presidência em 2022.

"Acho que ele tinha esperança de que Kassab viesse para a campanha de Lula, mas o Kassab já decidiu pela candidatura do Eduardo Leite."

Estavam na reunião, além de Alckmin e Penna, o presidente estadual do partido, Marcos Belizário e a Secretária de Organização, Regina Gonçalves.

"Alckmin gosta de vir aqui, diz que o café é bom e de qualidade", brincou Penna, em referência ao hábito do ex-governador de sempre reservar um momento para tomar um café.

Caso o ex-governador se decida pelo PV, Penna prometeu "uma grande festa" para celebrar a filiação.

"Seria uma adesão muito importante para nós, que sempre estivemos juntos", resume.

Filiação ao PSB Na segunda-feira (7), o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, disse que a filiação de Alckmin ao partido estava "praticamente selada" e que os detalhes haviam sido ajustados em um encontro entre os dois, João Campos (prefeito do Recife), Jonas Donizete (ex-prefeito de Campinas) e Márcio França (ex-governador de SP).

Mais tarde, Alckmin declarou, no Twitter, que embora a reunião tenha sido "muito produtiva", ele ainda continuava em conversas com outros partidos. Ao fim da mensagem, disse que só definirá a filiação partidária na semana que vem.

Dois dias depois, foi divulgada a decisão do PSB de não integrar a federação com PT, PV e PCdoB. A sigla, no entanto, afirma que deve manter a coligação com os partidos na eleição presidencial e mesmo em alguns pleitos estaduais.