Topo

Com Leite na mira do PSD, tucanos querem que ele continue no governo do RS

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, não pretende disputar a reeleição - Ueslei Marcelino/Reuters
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, não pretende disputar a reeleição Imagem: Ueslei Marcelino/Reuters

Do UOL, em São Paulo

12/02/2022 16h00

Alvo de sondagem do PSD, de Gilberto Kassab, o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite (PSDB) recebeu hoje um pedido de tucanos para "continuar seu trabalho no governo gaúcho".

Leite perdeu as prévias do PSDB para ser o candidato do partido a presidente para o governador de São Paulo, João Doria (PSDB). Como o gaúcho não pretende disputar a reeleição, ele deve deixar o governo em dezembro, ao fim do mandato.

Presidente do PSD, Kassab tem feito elogios a Leite e já declarou que seria "uma grande honra para o partido ter um filiado como Eduardo Leite".

"Qual partido não gostaria de ter Eduardo Leite como candidato a presidente da República? Essa questão ela pode ser resolvida dessa maneira: seria uma alegria muito grande ter ele filiado e termos como candidato, mas o PSD hoje já tem um pré-candidato. [...] Caso Rodrigo [Pacheco, presidente do Senado] entenda que não deva ser, o Eduardo, inquestionavelmente, é uma pessoa de muito talento", declarou Kassab à CNN Brasil em 4 de fevereiro.

Leite seria uma possível alternativa para substituir Pacheco, que ainda não confirmou se irá mesmo disputar a Presidência da República.

Caso o governador gaúcho decida trocar de partido e disputar a Presidência da República, ele deverá deixar seu cargo até o começo de abril.