PUBLICIDADE
Topo

Conversa de Portão #40: Meio Ambiente - quais são os futuros possíveis?

De Ecoa, em São Paulo

13/07/2021 06h00

O pensamento afrofuturista nasceu na década de 1960 como um exercício de projetar pessoas negras no futuro e pensar estratégias no presente para assegurar a sobrevivência do grupo. A youtuber Nátaly Nery define o movimento como "a ideia radical de imaginar pessoas pretas vivas no futuro".

Neste episódio de Conversa de Portão, Jéssica Moreira conduz uma discussão que usa o conceito do afrofuturismo para olhar para a questão ambiental no Brasil. O episódio é o primeiro da Série Futurar, uma parceria com a Revista Azmina, que propõe falar de futuro com mulheres negras que fazem acontecer no presente sem nunca esquecer o seu passado.

Donana, griot (líder espiritual) do Quilombo Quingoma, um dos primeiro do Brasil, situado na Bahia, conta que mesmo com o reconhecimento do quilombo, a comunidade vem sofrendo situações de injustiça ambiental desde 2013, quando foi anunciado um projeto de construção de uma vila que vai atravessar as suas terras.

"Essa lógica de destruir o meio ambiente para transformar em uma selva de pedra é suicídio. É matar o meio ambiente, e dentro desse matar é morrer dentro dele", diz ela a partir de 9:05 do arquivo acima.

Sônia Ara Mirim, das terras indígenas do Jaraguá, São Paulo, fala da "morte de direitos já garantidos na Constituição de 1988 e do perigo que seu povo corre com os projetos que acabam com as demarcações de terras indígenas (a partir de 12:35 do arquivo acima).

Jéssica Moreira falou ainda com Marcela Bonfim, do Projeto Amazônia Negra, de Rondônia, sobre o racismo ambiental do governo de hoje, que tenta apagar o passado dos povos de origem africano e indígena para construir um futuro que exclui esses grupos (a partir de 17:11 do arquivo acima).

O Conversa de Portão é um podcast produzido pelo Nós, Mulheres da Periferia em parceria com UOL Plural, um projeto colaborativo do UOL com coletivos e veículos independentes. Novos episódios são publicados toda terça-feira.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Conversa de Portão, por exemplo, no Youtube, no Spotify e no Google Podcasts.