Topo

Tem até Neymar lendário: Palhaço rifa álbum raro da Copa para salvar Natal

Palhaço rifa álbum dourado da Copa para dar brinquedos a crianças - Arquivo Pessoal
Palhaço rifa álbum dourado da Copa para dar brinquedos a crianças Imagem: Arquivo Pessoal

Ed Rodrigues

Colaboração para Ecoa, do Recife

05/12/2022 06h00

"Tudo pela felicidade das crianças." Esse é o lema de Genilson Francisco Lopes, 46, mais conhecido como Palhaço Psiu. Figura notória em Brasília, por seu envolvimento em causas sociais, Psiu elaborou um jeito bem atual para arrecadar cinco mil brinquedos que serão doados para alegrar o final do ano da criançada. O palhaço completou dois álbuns dourados da Copa do Mundo do Qatar, ambos com a figura disputada do craque da seleção brasileira Neymar Júnior.

Agora, para conseguir angariar recursos e fazer a alegria geral, colocou um dos álbuns em uma rifa. Quinhentos bilhetes estão disponíveis para venda, a R$ 20 cada um. Ele explica que o segundo álbum também será rifado, mas ele espera que o Brasil traga o hexa e, com a visita da seleção a Brasília, que Neymar autografe a figurinha.

"Eu tive essa ideia de rifar os álbuns porque todo ano eu penso em alguma ação para dar presentes de Natal às crianças. Como estamos no clima da Copa do Mundo, pensei em completar as figurinhas e usar essas figurinhas para conseguir os brinquedos", disse a Ecoa.

1 - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
Psiu comprou os álbuns dourados, uma edição especial com apenas seis mil exemplares no mundo, pela internet.
Imagem: Arquivo Pessoal

Psiu comprou os álbuns dourados, uma edição especial com apenas seis mil exemplares no mundo, pela internet. Fez questão de acompanhar o lançamento para ser um dos primeiros a encomendar. A intenção era ter algo valioso para mais tarde poder transformar em alegria. E conseguiu. Depois foi só correr atrás de completar a coleção com todas as figurinhas.

Os álbuns têm a versão normal, o prata e o dourado, que teve poucas tiragens. Quando comprei os dois, já vieram com 1.500 figurinhas. Fui para os encontros de trocas nos shoppings. Onde tinha possibilidade de ter minhas figurinhas, lá estava eu. Eu tenho a figurinha lendária de Neymar e minha esperança é que ele autografe. A assinatura dele vai valorizar mais a figurinha, Palhaço Psiu.

Só brinquedos novos

Após arrecadar os recursos com as rifas, o palhaço Psiu pretende fazer parceria com lojas de brinquedos de Brasília em busca de descontos. Um bom desconto, aponta ele, ajudará a comprar mais brinquedos. Os presentes serão distribuídos para crianças, em abrigos e instituições de apoio. O próprio palhaço já esteve na pele dessas crianças e lembra bem o que é a alegria de ganhar um presente.

Estou com 46 anos e passei muitos anos em um orfanato. Quando sai, tinha na cabeça que sempre que pudesse faria alguma coisa para que a criançada tivesse acesso a um presente, um ato de amor, etc. Já são 23 anos de palhaço Psiu e nunca me esqueci delas. Ano passado consegui 3,5 mil brinquedos, mas teve ano de conseguir 15 mil. A gente vai fazendo amigos, pedindo ajuda, angariando parceiros e tudo isso para fazer essas crianças felizes, Psiu

Psiu faz questão de comprar brinquedos novos, embora aceite todo tipo de doação. Ele explica que tudo que recebe, ele transforma de alguma maneira em presentes novos.

"As pessoas mandam brinquedos usados e eles são muito bem-vindos. Eu junto e negocio esses brinquedos com os comerciantes locais. Aí, isso termina transformando tudo em brinquedo novo", contou.

Além das rifas, Psiu organiza ações nas redes sociais. O movimento social dele arrecada alimentos, remédios, toda a sorte de demandas que a comunidade necessite. Para o Natal das crianças, a arrecadação, incluindo a rifa, vai até o próximo dia 17. Isso porque ele precisa de tempo para organizar os presentes, separar, embalar etc.

Embalando Sonhos

2 - Arquivo Pessoal - Arquivo Pessoal
"Estou com 46 anos e passei muitos anos em um orfanato.", conta o palhaço Psiu
Imagem: Arquivo Pessoal

""Psiu é com certeza um grande amigo do nosso trabalho. Tanto é que nas campanhas natalinas que ele faz nossas crianças são sempre beneficiadas.", diz Lady Laura de Souza, presidente do Instituto Embalando Sonhos. O instituto atende crianças e adolescentes dos 4 aos 17 anos, da comunidade Expansão da Samambaia. O projeto busca tirar essas crianças do contato com a criminalidade e reduzir a evasão escolar. Para isso, o local oferece atividades culturais como música, teatro e dança, além do esporte.

"Ele tem um coração muito grande e mesmo fora de época de datas comemorativas, ele sempre traz os brinquedos para as crianças. Ele as visita e isso é muito, muito bem-vindo. As crianças do instituto amam ele. Não só as crianças, mas os pais também", diz Lady Laura.

Para saber mais sobre o trabalho do palhaço Psiu, basta acessar o perfil do Instagram:
https://instagram.com/palhacopsiu?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Informações sobre as doações:
(61) 98117-6101