Topo

Como livrar suas plantas de pragas sem prejudicar o meio ambiente?

Não é necessário usar produtos tóxicos que podem contaminar a água e prejudicar o planeta e a nossa saúde - iStock
Não é necessário usar produtos tóxicos que podem contaminar a água e prejudicar o planeta e a nossa saúde Imagem: iStock

Lígia Nogueira

Colaboração para Ecoa, em São Paulo (SP)

14/09/2022 06h00

Mesmo com todo o cuidado que os jardineiros mais atentos dispensam às suas plantas, algumas pragas podem aparecer de vez em quando. Como retirá-las sem usar produtos tóxicos? Para isso, há boas alternativas que, além de evitar a contaminação da água, fazem bem ao planeta e à nossa saúde. Com a ajuda de práticas de manejo e caldas naturais, é possível livrar as plantas de pulgões, cochonilhas, lagartas e ácaros.

Uma forma simples de amenizar o problema é por meio da catação — um método de separação feito manualmente que passa por, primeiro, observar cuidadosamente suas plantas para, então, remover com as mãos as folhas mais atacadas e grande parte dos bichinhos que forem encontrados.

"Faça isso por pelo menos três dias consecutivos e, se perceber que a planta está envelhecida e o vaso já está pequeno para ela, troque o vaso e o substrato, tentando preservar ao máximo o torrão, mas fazendo uma leve poda das raízes mais periféricas", ensina Sabrina Jeha, geógrafa e herborista do viveiro de ervas Sabor de Fazenda, localizado em São Paulo (SP).

Ao detectar alguma praga em suas plantas, remova as folhas mais atacadas e as mais fracas e, então, jogue o material no lixo ou queime-o. Caso a planta esteja há bastante tempo sem receber adubo, utilize um adubo orgânico. "Uma ótima opção é a torta de nim, feita com o bagaço das sementes do fruto da árvore indiana Nim", diz Sabrina. "Mas qualquer outro adubo orgânico funciona."

Segundo a herborista, algumas plantas também ficam com pragas ao receber adubos nitrogenados em excesso, principalmente o NPK químico. Se for o caso, pulverize com a calda natural e troque a primeira camada da terra por uma terra vegetal de boa procedência.

Caso as plantas atacadas estejam numa área que recebe ventos frios constantemente, troque-as de lugar, faça a adubação de manutenção, a pulverização com a calda natural e observe. Em uma semana, a planta deve começar a reagir.

Receita de sucesso

Como fazer uma calda natural para controle de pragas e doenças nas plantas? Sabrina tem uma receita especial, anote aí:

  • 1 litro de água
  • 3 paus de canela
  • 7 cravos
  • 1 dente de alho
  • 3 cm de sabão de coco ralado

Modo de preparo

Coloque numa panela a canela, o cravo e a água e ferva por 10 minutos em fogo baixo com a panela parcialmente tampada. Desligue o fogo, amasse o alho e coloque-o no chá. Quando estiver morno, misture o sabão. Deixe esfriar completamente, coe e coloque numa garrafa.

Como usar

Na hora de aplicar, dilua uma parte de chá para três partes de água e borrife nas plantas. Lembre-se de aplicar na parte de trás das folhas. "Para as cochonilhas, o mais eficiente é o óleo de nim, que deve ser aplicado de acordo com as instruções do fabricante", diz Sabrina.

Como identificar as pragas mais comuns?

cochonilha - iStock - iStock
Cochonilhas
Imagem: iStock

Cochonilhas: essas são pragas sugadoras que podem ser coloridas ou pretas, com ou sem carapaça, e que aparecem geralmente em plantas envelhecidas e abandonadas, sem adubação ou poda, com excesso de umidade ou desidratadas. Nesse caso, faça a manutenção do vaso, coloque substrato novo e pulverize calda de nim ou caldas naturais à base de canela, cravo, alho e sabão.

Lagartas: "Tem gente que se desespera ao encontrar algumas lagartas na couve ou na capuchinha e esquece que as tão desejadas borboletas só voam pelos nossos quintais ou varandas se passarem pela feiosa e esfomeada fase de lagarta", diz Sabrina. Segundo a especialista, a catação manual e a eliminação dos ovos funciona na maioria das vezes.

"Uma outra técnica bem legal é espetar cascas de ovos de galinha na horta e perto das folhas atacadas — as borboletas acabam se afastando desses ovos tão maiores do que os delas."

Ácaros: são aracnídeos minúsculos que causam enrugamento das folhas e manchas. Aparecem geralmente quando o ar está muito seco. Para controlá-los, faça a poda de limpeza e aplique calda à base de nim ou de alho e sabão.

Pulgões: pequenos sugadores multicoloridos, eles podem ser pretos, vermelhos, amarelos e verdes. A catação manual e o controle da rega e da adubação devem resolver o problema. As caldas naturais também podem ser aplicadas semanalmente por pelo menos três semanas.

Cultive a vida que logo aparecerão as joaninhas — verdadeiras devoradoras de pulgões — e os crisopídeos, também conhecidos como 'bichos lixeiros', que são os melhores amigos das plantas.

Boas-vindas às joaninhas

Joaninhas - Sabrina Jeha/ Divulgação Sabor de Fazenda - Sabrina Jeha/ Divulgação Sabor de Fazenda
A joaninha é considerada a melhor amiga do jardim
Imagem: Sabrina Jeha/ Divulgação Sabor de Fazenda

Devoradoras de pulgões, cochonilhas, moscas brancas e outros insetos nocivos, essas são as joaninhas. Como atraí-las para o seu jardim? "Mantenha a diversidade de plantas e não use inseticidas", indica Sabrina. Elas são atraídas por plantas como dente de leão e girassol, além de flores de coentro, de salsinha e de funcho. Fica a dica!