Como fazer

7 tipos de plantas alimentícias não convencionais e dicas de como cultivá-las em casa

Por Maiara Marinho

Já ouviu falar em PANC?

Existe uma diversidade de plantas disponíveis para alimentação. Aquelas pouco utilizadas em nosso dia a dia são denominadas Plantas Alimentícias Não Convencionais, ou PANC. Contudo, uma planta alimentícia pode ser não convencional em uma determinada região, mas bastante conhecida em outra. Folhas e talos de plantas convencionais como cenoura, beterraba e abóbora, também são PANC.
Canva
O biólogo Valdely Kinupp e o engenheiro agrônomo Harri Lorenzi, autores do livro 'Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc) no Brasil', estimam que existem cerca de 30 mil espécies com potencial alimentício e ao menos 12 mil catalogadas.Somente no Brasil são cerca de 3 mil espécies conhecidas de PANC.
Canva
As PANCs podem ser cultivadas em locais com pouco espaço e também em quintais com hortas pequenas ou grandes. Essas plantas são conhecidas também por sua fácil adaptação: ficam bem em luz direta e indireta, geralmente não exigem muita rega, não precisam de muita adubação e corretivos e podem ser plantadas em casa em vasos com profundidade em média de 15 cm e diâmetro de 20 cm, assim como em jardineiras. A seguir, confira alguns exemplos de PANCs e dicas de como cultivá-las.
Canva

Azedinha (Rumex acetosa L.)

Com folhas ácidas e refrescantes, a azedinha pode ser usadas em saladas e sucos, e o preparo pode ser cru ou cozido. Esta planta é tolerante a uma certa quantidade de sombra, mas é importante que ela tenha contato com a luz do sol em algum momento do dia, além de apreciar solos úmidos. A recomendação é que seja plantada em local onde não há corrente de vento. É rica em magnésio e potássio.
Canva

Bertalha (Basella alba L.)

A bertalha é uma planta trepadeira. Por isso, se desenvolve bem em cercas e ambientes verticais. O ideal é colocá-la em lugares com bastante luz do sol disponível e garantir que ela esteja sempre regada. Ela pode ser ingerida crua ou cozida e, além das folhas, os frutos também são comestíveis. A planta é rica em Vitamina C e Cálcio.
Canva

Peixinho (Stachys byzantina K. Koch)

A planta peixinho costuma ser feita empanada e frita, e tem sabor semelhante ao de peixe. Também pode ser utilizada crua em sopas e omeletes. Rica em minerais, potássio, cálcio e ferro, ela aprecia temperaturas médias e não precisa ter exposição direta ao sol. O solo deve ser mantido úmido e as sementes devem ser colocadas por cima da terra para receber luz direta no processo de germinação.
Canva

Beldroega (Portulaca oleracea L.)

Podendo ser cultivada em temperaturas quentes e exposta ao sol, a beldroega é bastante resistente a períodos de seca, mas a indicação é manter o solo úmido. Pode ser consumida crua ou cozida, e é rica em ômega 3, vitamina C e vitamina A. Todas as suas partes podem ser aproveitadas, desde o caule até as flores e folhas.
Canva

Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Mill.)

Esta planta se desenvolve bem tanto à sombra quanto ao sol, a rega deve ser feita de duas a três vezes na semana para manter o solo úmido. Do tipo trepadeira, pode ser cultivada em vasos com estrutura para se apoiar. O plantio pode ser feito por estacas ou por sementes, com adubo composto. O preparo é tanto cozido quanto refogado, tendo menor aceitação quando crua por soltar baba ao ser picada. É rica em magnésio, ferro, cálcio e vitamina C.
Canva

Araruta (Maranta arundinacea L.)

O formato da araruta lembra uma batata. O plantio deve ser feito em solos com maior umidade e devem ser armazenadas em locais sombreados. A colheita é no período de 6 a 12 meses, assim que as plantas ficarem amareladas. Pode ser consumida na forma de polvilho, farinha ou cozidas, raladas e batidas. A araruta fornece nutrientes como fibras, cálcio, manganês, potássio e vitaminas do complexo B.
Canva

Capuchinha (Tropaeolum majus L.)

A capuchinha é mais uma daquelas PANCs que têm folhas, flores, caule e frutos comestíveis. Não suporta temperaturas extremamente baixas e é bastante resistente à seca, pois consegue reter a umidade do solo. Para fazer mudas, podem ser usadas sementes ou caules. Possui folhas de aroma picante que podem ser consumidas cruas ou em receitas como ovos mexidos. Também é consumida como tempero de maionese, molho branco e salpicão. Suas flores coloridas tem sabor de agrião e podem ser usadas em saladas. A planta é rica em betacaroteno e vitamina C.
Canva
Publicado em 22 de junho de 2022.
Reportagem: Maiara Marinho
Edição: Paula Rodrigues