Conheça

PANCs: plantas que você não conhece, mas que pode comer

PANCs significa "Plantas Alimentícias Não Convencionais". Elas são consideradas fora do habitual do nosso cardápio e não costumam ser produzidas em larga escala. Mesmo assim, folhas, raízes, flores ou caules são comestíveis e servem como ingrediente para receitas deliciosas e saudáveis.
iStock
As PANCs podem ser cultivadas em hortas comunitárias, viveiros e na agricultura familiar. Às vezes, brotam de maneira espontânea em calçadas, canteiros ou são até confundidas com "ervas daninhas" na agricultura tradicional. Na mesa, essas espécies nativas ou exóticas têm alto valor nutritivo.
Rafael Monteiro/Orgânico Solidário

Exemplo de PANCs

  • Ora-pro-nóbis
  • Begônia
  • Peixinho
  • Ingá
  • Jambu
  • e muito mais
Getty Images
As receitas com PANCs variam de geleias, bolos, saladas, sucos e incluem, até, folhas empanadas.
iStock
As feiras de alimentos orgânicos facilitam o encontro de PANCs. Ecoa tem uma mapa com a feira orgânica mais perto de você. É só clicar abaixo. Há também opções de plantá-las na sua horta ou comprá-las pela internet em sites especializados.
Divulgação

Geleia de flores de begônia

Preparo: lavar flores (foto) e brotos jovens e triturar no liquidificador. Acrescentar açúcar e cozinhar até dar ponto de geleia.
schnuddel/Getty Images

Arroz com jambu e tucupi

Preparo: retire as folhas de jambu do talos e o coloque de molho em água fria. Ferva o tucupi por 10 minutos. Em outra panela, refogue a cebola, o alho e o óleo para refogar o e preparar o arroz. Acrescente o tucupi, sal a gosto, e cozinhe por cerca de 15 minutos. Por fim, adicione o jambu (sem a água de molho)
Reprodução/Feiras Orgânicas/Alimentos Regionais Brasileiros, Ministério da Saúde

Frango com Ora-pro-Nóbis

Preparo: prepare o frango com ingredientes a gosto e cozinhe o frango por cerca 30 minutos. Pique o ora-pro-nóbis, acrescente ao frango já pronto e dourado e acrescente o suco de um limão. Deixe cozinhar por mais uns minutos e está pronto
Reprodução/Blog Enten Queridos

Peixinho empanado

Preparo: aqueça o óleo, passe as folhas de peixinho na farinha para empanar, de preferência fécula de mandioca, e na farinha de trigo. É só fritar e está pronto!
Reprodução/Pinterest

Viu só?

Nem só das tradicionais verduras do dia a dia, vive a humanidade. As PANCs oferecem várias maneiras de mudar o cardápio e ainda se alimentar de maneira mais saudável e orgânica.
Adriano Fagundes
Publicado em 30 de junho de 2021.
Reportagem: Marcos Candido
Edição: Fred Di Giacomo