PUBLICIDADE
Topo

Programa recicla 2 milhões de esponjas e ajuda instituições pelo Brasil

Programa de reciclagem de esponjas coleta 2 milhões de unidades  - Divulgação
Programa de reciclagem de esponjas coleta 2 milhões de unidades Imagem: Divulgação

Lígia Nogueira

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

26/04/2021 13h29

A esponja de lavar louça tradicional, de espuma, é feita de poliuretano e outros componentes químicos sintéticos que levam séculos para se decompor. Com o intuito de transformar o resíduo em matéria-prima para novos produtos —como baldes, vasos, lixeiras e pás de lixo, entre outros—, um programa nacional de reciclagem coletou 16 toneladas de esponjas usadas e ajudou mais de 400 organizações sem fins lucrativos pelo Brasil.

A ação da marca Scotch-Brite foi desenvolvida pela 3M em parceria com a empresa de soluções para resíduos TerraCycle há seis anos e acabou de alcançar a marca de 2 milhões de esponjas coletadas.

Para participar do programa o interessado deve se cadastrar no site da TerraCycle, juntar a quantidade mínima de esponjas (2 kg) para o envio e imprimir uma etiqueta pré-paga dos Correios na página do projeto. A cada esponja enviada para a reciclagem é doado um valor financeiro para uma escola ou organização sem fins lucrativos, escolhida pelos participantes.

Irmandade Betânia - Divulgação - Divulgação
Crianças da Irmandade Betânia, no Paraná, participam de campanha de reciclagem
Imagem: Divulgação

A Irmandade Betânia, que realiza ações sociais e educacionais em Curitiba (PR), lançou a campanha Esponjinhas Amigas para conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem e arrecadar resíduos para o programa. A instituição criou quatro pontos de coleta no Paraná em junho de 2018 e desde então conseguiu contribuir para que fossem retiradas do meio ambiente mais de 8000 esponjas.

"Como a coleta de óleo já acontecia, achei que era possível agregar a coleta das esponjas", diz Mara Lau, coordenadora do departamento de ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da Irmandade Betânia, que é signatária do Pacto Global.

A instituição ganhou pontos mediante a quantidade de esponjas arrecadadas e recebeu uma doação em dinheiro para dar continuidade ao trabalho de capacitação de crianças, jovens e adultos.