Topo

Programa de reciclagem troca material descartado por alimentos em Curitiba

Programa Câmbio Verde troca recicláveis por alimentos - Divulgação
Programa Câmbio Verde troca recicláveis por alimentos Imagem: Divulgação

Lígia Nogueira

Colaboração para Ecoa, em São Paulo

20/01/2021 12h30

Um programa de reciclagem criado em Curitiba troca material descartado por alimentos de pequenos produtores locais. O programa Câmbio Verde foi colocado em prática em 1991 e todos os anos tem evitado que toneladas de material sem uso poluam o ambiente.

Em 2020 o programa recolheu 3 mil toneladas de resíduos e atendeu uma média de 5.300 pessoas por mês —a expectativa é atingir a mesma marca em 2021.

O programa funciona a partir de um convênio com uma federação de pequenos produtores rurais, que entregam os alimentos em uma cooperativa. "O município compra esse produto e leva em pontos de troca do Câmbio Verde nas comunidades carentes, onde é feita a permuta por material reciclável recolhido pela população", explica o diretor de Limpeza Pública de Curitiba Edelcio Marques dos Reis.

Atualmente o programa conta com 104 pontos de troca e todos os meses coleta cerca de 250 toneladas de recicláveis e entrega 80 toneladas de produtos de pequenos produtores.

Tudo o que for reciclável pode ser trocado, incluindo papel, papelão, vidro, óleo de cozinha (que deve ser armazenado em garrafas PET), resíduos plásticos utilizados diariamente em casa e até computadores velhos e eletrodomésticos sem uso.

Quatro quilos de material reciclável valem um quilo de produto hortigranjeiro e as trocas são efetuadas quinzenalmente em pontos implantados na cidade, com dia e hora marcados, de acordo com calendário anual elaborado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Economia circular

Segundo Reis, o material permutado vai para a cooperativa de catadores, onde separam o material e ganham dinheiro com a triagem e a comercialização. "Esse material então volta para a indústria e é reaproveitado no ciclo produtivo de novos produtos. É um conceito de economia circular que funciona direitinho."