Topo

Tony Marlon

De hoje em diante estaremos consumindo as reservas do planeta

Terra visto do espaço - Colin Behrens/ Pixabay
Terra visto do espaço Imagem: Colin Behrens/ Pixabay

Tony Marlon

22/08/2020 14h56

A gente aprendeu lá na 5ª Serie B que a Terra, a nossa casa comum, tem uma capacidade limitada de produzir insumos naturais essenciais para o cultivo da vida e de tudo que a sustenta por aqui.

Chamamos de insumos naturais os biológicos, hídricos, minerais e energéticos presentes na natureza desde sempre. Dos vegetais aos animais, da água que a gente bebe aos minérios, ou dos rios que sentimos falta às florestas, entre tantos outros exemplos.

Acontece que hoje, 22 de agosto, é o Dia da Sobrecarga da Terra, o Earth Overshoot Day. Quer dizer que, a partir dessa data, todos e todas nós estaremos "consumindo" uma espécie de Cheque Especial do planeta, uma maneira de explicar melhor o que está acontecendo. Ou seja: tudo que a Terra tem capacidade de regenerar em um ano, nós já consumimos até este sábado. A partir de agora, começamos a usar as reservas.

Como ainda falta pouco três meses para o show do Roberto Carlos, indício de que o ano estará realmente terminando, você pode imaginar o quanto estamos encrencadas para o futuro que vem por aí. Pelos cálculos da Global Footprint Network, que promove o estudo, a gente precisaria de 1,6 planeta para a atender a demanda que temos hoje.

Se você se assustou ao saber disso para 2020, saiba que no ano passado o limite da Terra chegou quase um mês antes, em 29 de julho. A pandemia do Novo Coronavírus, e a mudança na dinâmica da vida, e consequentemente no consumo e produção, explicam a mudança.

A primeira vez que a sobrecarga aconteceu, dentro das medições, foi em 29 de dezembro de 1970. Em quarenta anos, mais de quatro meses de antecipação. Será que não deveríamos estar preocupadas com qual planeta vamos deixar para os nossos netos e netas? Fica aí a reflexão.

O cálculo é feito pela Global Footprint Network desde 1961. Funciona assim: pega-se a capacidade que a Terra tem de gerar recursos em um ano e divide-se pela pegada ecológica da humanidade (pegada de carbono, área construída para habitação etc.) e em seguida multiplica-se pelo número de dias do ano. O Instituto Akatu explica as fórmulas infinitamente melhor que eu neste link aqui.

Foi inspirado por eles, aliás, que me senti convidado a te contar que estamos no Cheque Especial da existência. Como aquele que entramos no banco, este limite também vai cobrar um preço alto de todos e todas nós logo ali na esquina.

Existe um movimento chamado #MoveTheDate convocando as pessoas a refletir seu consumo e adotar hábitos diferentes para voltarmos esse Dia da Sobrecarga para o mais perto possível do Show da Virada. Aparece por aqui que tem várias dicas práticas. Boa sorte pra nós.