Noah Scheffel

Noah Scheffel

Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Qual a relação entre inteligência artificial e sustentabilidade?

Você já parou pra pensar no quanto a IA pode estar acelerando o fim do planeta do ponto de vista da sustentabilidade? Eu mesmo, que trabalho com ESG (ESG é uma sigla que representa três critérios usados para avaliar a responsabilidade social, o desempenho ambiental e a governança das empresas, e que foca em sua sustentabilidade), não havia parado para pensar nisso.

A questão me ocorreu somente depois de tomar conhecimento de que um painel no último SXSW (South by Southwest, um dos maiores festivais de economia criativa do mundo, que acontece anualmente em Austin, Texas, nos Estados Unidos) abordou essa questão. E isso também me fez perguntar: estamos gastando muito mais energia para termos mais resultados, mas precisamos de tantos resultados assim? E para onde vai a conta dos recursos de energia não sustentáveis gastos pela IA?

Somente o tempo vai trazer todas as respostas. O que temos hoje é uma IA que não é regulamentada no mundo todo, facilmente acessível e com poderes antes não imagináveis e de resultados em nanosegundos. Conseguimos gerar uma quantidade gigante de imagens, criar textos, roteiros, fazer pesquisas com dados fidedignos e até mesmo criar obras de arte inspiradas em artistas e músicos famosos.

Não somente por isso, enquanto o painel com o head do ChatGPT, Peter Dung, da Open.AI, acontecia no palco do SXSW, onde ele defendia que a IA nos torna ainda mais humanos, uma manifestação ocorria do lado de fora, liderada por designers humanos, contra o uso indiscriminado da IA apontando para implicações como a quebra de direitos autorais e até o próprio desemprego que a tecnologia pode vir a causar.

Mas voltando à conexão das siglas IA e ESG, temos essa infinidade de possibilidades com o uso da tecnologia que está sendo sustentada por gigantes do ramo, em infraestruturas tecnológicas ainda maiores, que para estarem em execução precisam de, em um primeiro momento, energia. E não estamos falando de energia verde, infelizmente.

A energia verde é considerada uma alternativa sustentável às fontes de energia tradicionais, como o carvão e o petróleo, porque não emite poluentes atmosféricos significativos nem contribui para o aquecimento global. Ela desempenha um papel importante na redução da dependência de combustíveis fósseis e na mitigação das mudanças climáticas.

Porém, as Big Techs, nome dado às gigantes da tecnologia, por mais compromissos que façam com os ESGs, ainda continuam sendo as vilãs da energia limpa, pois a energia suja que consomem ainda é avassaladora para o planeta. Conforme uma análise do "The ESG Big Tech Observatory" em 2023, cinco grandes empresas tecnológicas emitiram mais gás carbônico do que a Bélgica e a Romênia juntas no ano.

Toda essa energia está direcionada para nos trazer mais de 320 milhões de terabytes de dados novos gerados, também por IA, todos os dias quando usamos qualquer dispositivo tecnológico, mesmo que achemos que não. A sua Alexa passa o dia inteiro atenta ao que você está dizendo para ela e, com isso, vai aprendendo a ser cada vez mais assertiva para você, correto? E isso ocorre em cada Alexa presente em cada residência do mundo. E esse é só um exemplo de como a IA está existindo na sua vida sem que você perceba. Imagine o quanto de energia é necessário para a criação de tantos dados novos à disposição na palma de nossas mãos ou em resposta às nossas vozes.

Mas será que precisamos mesmo de tanta informação gerada pela IA de forma indiscriminada? Toda essa quantidade enorme de dados que nos é entregue diariamente é realmente necessária para a humanidade ou estamos apenas gastando energia à toa?

Continua após a publicidade

Se você pedir para sua Alexa encontrar seu gato, mesmo que você não tenha um, ela o fará (experimente dizer "Alexa, encontre meu gato"). Mas você precisava ter pedido isso ou apenas usou da tecnologia que está à sua disposição para se divertir às custas de uma energia que você não vê sendo gasta, mas que é justamente a energia que mantém o planeta girando?

Do ponto de vista dos ESGs, estamos falando que precisamos urgentemente mudar nossos hábitos todos para, através dessa mudança, nos tornarmos sustentáveis. Ou seja, para que o planeta não acabe por conta do aquecimento global, da emissão dos gases danosos para o planeta, do consumo desenfreado etc. E neste "etc" entra a IA como uma grande potência para acelerar o fim do mundo caso não paremos para regulamentá-la e usá-la de forma ética e responsável.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes