Topo

Noah Scheffel

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Elas usam inteligência artificial para criar banco de imagens para negros

Imagem criada com inteligência artificial pelo projeto Pra Preto Ler - Divulgação
Imagem criada com inteligência artificial pelo projeto Pra Preto Ler Imagem: Divulgação

15/05/2023 06h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Em conversas, as graduandas em psicologia Francinai Gomes e Bárbara Borges se questionavam: E se a solidão que o povo negro sente pudesse ser retratada, como ela seria? E se a angústia, fruto da ascensão social, pudesse ser descrita em uma imagem?

"Conseguir nomear e reconhecer o que sentimos é um grande desafio para a população negra brasileira. É o isolamento presente na crença enraizada de que 'só eu estou sentindo/pensando isso' uma das maiores fontes de sofrimento para o nosso povo. Quando conseguimos nomear - seja falando, escrevendo, pintando, musicalizando e milhares de outras formas - temos a possibilidade de pertencer e reconhecer", elas dizem.

Foi com o propósito de convidar a comunidade negra a se ver que elas criaram um projeto para estimular o reconhecimento emocional de uma população que historicamente é impedida de sentir.

As psicólogas Bárbara Borges e Francinai Gomes - Divulgação - Divulgação
As psicólogas Bárbara Borges e Francinai Gomes
Imagem: Divulgação

Assim, com ajuda de inteligência artificial, as duas criaram um banco de imagens online que retrata a população negra finalmente "sentindo". Nas fotos estão emoções diversas: alegria, tristeza, angústia, acolhimento?

A importância de um projeto como este, tanto aplicado ao campo da saúde mental como a qualquer campo de atividade na sociedade, é imensurável.

Permite que nós, enquanto pessoas negras, nos vejamos e nos reconheçamos nos espaços, fazendo parte da existência na sociedade como indivíduos e sujeitos.

Esse senso de reconhecimento e a identificação da nossa existência no mundo nos possibilitam construir caminhos para o fortalecimento e busca por acessos e direitos que continuam nos sendo negados em uma sociedade que precisa de inteligência artificial para mostrar que temos sentimentos e que fazemos parte da humanidade.

O banco de imagens pode ser acessado no Pinterest.

_____________________________________________________

Siga Ecoa nas redes sociais e conheça mais histórias que inspiram e transformam o mundo

https://www.instagram.com/ecoa_uol/

https://twitter.com/ecoa_uol