Topo

Milo Araújo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bike Anjo

Contêiner da Bike Anjo, no Largo da Batata, em São Paulo - Acervo
Contêiner da Bike Anjo, no Largo da Batata, em São Paulo Imagem: Acervo

Milo Araújo

23/04/2021 06h00

Se você recentemente adquiriu uma bicicleta para se locomover pela cidade, mas tem receio de encarar o trânsito na cidade de São Paulo, conheça o Bike Anjo.

Bike Anjo é uma rede de ciclistas apaixonados pela bicicleta que promove, mobiliza e ajuda pessoas a começarem a utilizar esse veículo nas cidades. Acreditam que a bicicleta é uma ferramenta de transformação social e quanto mais genteM melhor para nossas cidades.

Em 2010, o projeto Bike Anjo surgiu na cidade de São Paulo a partir da Bicicletada com um blog muito simples e um formulário para as pessoas solicitarem ajuda de um(a) bike anjo. O Bike Anjo promove mensalmente a "Escola Bike Anjo", que atende gratuitamente adultos que queiram aprender a andar de bicicleta. Os Bike Anjos são ciclistas habituados a pedalar no trânsito das cidades, utilizando a bicicleta como meio de transporte. Isso é importante, pois usar a bicicleta em seus deslocamentos é muito diferente de utilizá-la de forma esportiva ou a lazer.

Trabalho voluntário

Todos esses atendimentos individuais são feitos gratuitamente. Os Bike Anjos acreditam em uma cidade melhor, com mais qualidade de vida, menos poluição e barulho, e em uma convivência pacífica entre as pessoas que se deslocam no trânsito. Todos já fomos iniciantes um dia e sabemos como é difícil começar a pedalar nas ruas de uma cidade urbanizada. Em seu site, os Bike Anjos apresentam um contador que mostra que já receberam mais de 28 mil pedidos de ajuda em todo o Brasil, e estenderam sua atuação para outros trinta e oito países, através de parceiros como Bike Buddies Budapest, Bike Buddy Portugal (MUBi), Chicago Bike Buddies e Bike Anjo Dublin.

Muitos adultos não tiveram a oportunidade de aprender a andar de bicicleta e têm vontade de aprender. Para atender a essas pessoas, Bike Anjos organizavam mensalmente, em várias cidades brasileiras, a "Escola Bike Anjo". Ao ar livre, geralmente em uma praça ou parque, ciclistas experientes ensinam gratuitamente pessoas de todas as idades a darem suas primeiras pedaladas, tudo com muita calma e carinho, r espeitando o ritmo e os limites de cada um. Tudo isso de forma gratuita.

Se você já é um ciclista experiente, pode participar do projeto sendo um Bike Anjo. Há várias ações nas quais você pode ajudar, seja ensinando alguém a andar de bicicleta, acompanhando um iniciante ou participando ativamente nas oficinas e passeios.

Só na cidade de São Paulo, os Bike Anjos já ensinaram mais de 2.900 pessoas a pedalar, entre adultos e crianças, sendo 84% mulheres adultas (números de novembro/2017). Saiba mais aqui.*

*Diante do cenário atual, o Bike Anjo encontra-se com suas atividades interrompidas seguindo as recomendações da OMS.

Você também pode apoiar o Bike Anjo mesmo sem ser voluntário através de doações. https://bikeanjo.org/support/apoie/