Topo

Milo Araújo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

4 maneiras em que andar de bike pode melhorar sua saúde mental

iStock
Imagem: iStock

01/04/2022 06h00

Ansiedade e depressão são doenças que afetam um número crescente de pessoas. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), os dados mostram um aumento de 25% de incidências ao redor do globo. Podemos apelidá-las de "doenças do milênio". O estilo de vida neoliberal nas periferias mundiais nos empurra cada vez mais para quadros clínicos ansiosos e depressivos. Por isso a importância de enfatizarmos aqui que não se trata de casos de "frescura".

Mas aqui vai uma boa notícia. Existem maneiras de lidarmos com essas enfermidades. Terapias com psicólogos/psiquiatras são indicadas. Esportes também! Quando nos exercitamos, nosso corpo libera endorfina e dopamina, que são hormônios que nos trazem sensações de bem-estar físico e emocional. Além dessas questões mais físicas, vou listar outros pontos que vão te fazer incluir a bicicleta na sua rotina e na manutenção da sua saúde mental.

Foco no agora

Quando estamos ansiosos, nossa mente passeia pelos arrependimentos e neuras do passado ou incertezas do futuro. Quando pedalamos, é imprescindível focar no aqui e no agora. Ficamos presentes no atual espaço-tempo, prestando atenção no que está acontecendo na hora.

Contato com a natureza

No Brasil existe um número sem fim de belíssimas trilhas que podem ser desbravadas de bike. É sabido que o contato com a natureza nos ajuda mentalmente, e há até práticas que se baseiam nisso, como a ecoterapia. Se você não tem fácil acesso ou tempo para visitar uma trilha dessas, mesmo na cidade é possível ter esse tipo de sensação. Quando pedalamos, ficamos mais expostos ao sol, aumentando nosso nível de vitamina D. O vento no rosto, por sua vez, traz uma sensação de liberdade que, sinceramente, é indescritível. Só sentindo mesmo.

Mais energia

Com a continuidade da prática da pedalada, nosso condicionamento físico se torna mais robusto. O corpo passa a responder melhor às ordens do cérebro. Tarefas que antes pareciam demandar muita disposição e energia passam a ser menos penosas.

Encontrar pessoas

O ato de pedalar pode envolver mais do que só você e sua bike. A comunidade ciclista é muito estimulante. É bem possível que, ao começar a pedalar, você conheça pessoas novas e faça grandes amizades.