Eduardo Carvalho

Eduardo Carvalho

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Vini Jr demonstra coragem ao expor vulnerabilidade a ataques racistas

Não, Vini, você não está sozinho. O que você sente não é seu - apenas. Mas te toma de um modo único e solitário. Aqui, pouco importa se marcas cobiçadas por todos te patrocinem ou se sua conta bancária tenha milhões, já que ser alvo não acaba quando se ascende socialmente. O papo é outro: seu sofrimento está ligado a quem você é e como as pessoas não lidam com isso.

Tem dor e tristeza, televisionada para milhares de pessoas, numa clara comercialização do racismo, além de frustração e a não compreensão de que, como pode um dos melhores jogadores do mundo atualmente receber tantos insultos por ser?preto?!

Ao mesmo tempo, tem coragem. Ser quem vai atrás de suas próprias forças para seguir. Afinal, não há seleção, chefes de times e diretores de ligas que se coloquem na frente para receber ataques ou mesmo romper a onda de preconceito dentro ou fora dos campos.

É raro ver jogadores tratando do tema de maneira tão humana, honesta, sem medos, sem dedos. E ainda assim, mesmo se mostrando vulnerável, ser desrespeitado. ''Que não seja viadinho, o futebol é para homens", é o que se escuta. Dupla violência. Não basta ser xingado pela raça e o tom de pele, aqui também se veem razões para o machismo e a homofobia. Gols contra.

Com o exemplo que se repete na vida de várias pessoas espalhadas pelo mundo, quem tem que mudar não é Vinícius Júnior, o craque. É quem o ofende. É quem ganha, deliberadamente, com isso. Quem propaga insultos, violências verbais, agressões que doem mais do que um tapa no rosto ou um chute. É quem age impunemente, num crime que deveria ser inafiançável.

Ao Vini Jr e a tantos que sofrem episódios, como eu, como o experimentado, o abraço.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes