Topo

#DaQuebradaProMundo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

5 dicas de quebrada para um 2022 pleno

O colunista Alexandre Ribeiro - Lucas Sampaio
O colunista Alexandre Ribeiro Imagem: Lucas Sampaio

07/01/2022 10h39

Salve, salve quebrada! Feliz ano novo para nós, com muita saúde, força para enfrentar as adversidades e leveza. Cheguei diretamente de Berlim de volta à minha quebrada há uma semana e nesse pouco tempo já notei uma coisa: os favelados estão com sede de vencer. Nessa coluna #DaQuebradaProMundo eu quero te dar 5 dicas de como buscar plenitude na quebrada sem cair em ideia furada de pilantra.

O que é esse 'pleno', ou essa plenitude do título da coluna? Eu defino essa ideia de plenitude através de um conceito concreto: se sentir grata, com força de vida, sem ignorar que ainda estamos em uma pandemia e de que passamos por momentos muito difíceis. E é assim que eu gostaria de puxar a primeira dica.

1 - Aproveite a onda da motivação e pise leve no acelerador

Desde os bailes de fim de ano até as primeiras semanas é muito comum enxergar as pessoas realizando planos, querendo mudar a vida toda delas em poucos dias no começo do ano. A primeira dica que eu te dou é a seguinte: aproveite essa onda - mas entenda que a vida é instável. Que esse momento de pura energia é tão válido quanto os momentos de tristeza e falta de esperança. Eles se completam e precisam um do outro, por isso pisar leve no acelerador em cada um desses momentos é importante para uma vida na busca de plenitude.

2 - Fuja de falsos gurus da internet e das ruas

Nesse período do ano o que mais se vê são pessoas vendendo falsas promessas. Emagreça 30 quilos em 1 mês. Ganhe 1 milhão em uma semana. Promessas que se aliam ao fato de que nossas emoções estão mais afloradas nesse período do ano. Fuja dessas pessoas, ou melhor: reconheça essas pessoas até mesmo quando elas estão disfarçadas. Muitas vezes essas mensagens podem vir do seu influencer favorito que posta fotos de antes e depois fortalecendo estereótipos gordofóbicos, podem vir daquele familiar que quer te colocar em um esquema de pirâmide... Vale lembrar que a saúde em dia vale mais do que um tanquinho para uma foto e que não dá para ficar rico da noite para o dia.

3 - Fortaleça a agricultura e economia local

A maneira com que gastamos o nosso dinheiro é uma das formas mais eficazes de fazer política. Em "Letter From A Birmingham Jail (1963)" o Dr. Martin Luther King Jr. deu o papo: a estrutura racista vai sofrer quando deixarmos de comprar da mão deles. Por isso a dica é importantíssima: compre de produtores locais, como feirantes e pequenos empreendedores, e esqueça as grandes marcas e grandes supermercados.

4 - Leia mais - e leia autores brasileiros

2022 é um desses anos que eu, Alexandre Ribeiro, escritor preto de quebrada, junto de um bonde pesadíssimo de autoras e autores brasileires continuaremos resistindo e lutando pelo acesso à leitura para o nosso povo. Ler é divertido, ler é inclusivo e o melhor, em muitos casos é gratuito porque você muito provavelmente tem aquele livro na sua estante, te esperando para ser abraçado. A dica é que para se desenvolver o hábito da leitura o ideal é que você comece aos poucos. Tente adaptar uma rotina de ler 5, no máximo 10 páginas por dia, só de segunda a sexta e encare isso como um "trabalho espiritual".

5 - Espalhe leveza por aí

Em um RAP, o Parteum diz o seguinte: "Deus é todo mundo sorrindo ao mesmo tempo". Você já percebeu que muitas vezes encaramos pessoas que nos intimidam? Seja porque ela está bem vestida, ou mesmo mal-encarada? Isso infelizmente vem se tornando uma prática cotidiana na minha quebrada, ainda mais quando você está portando um kit, uma peça de roupa mais estilosa. Uma dica para você inverter essa situação com um sorriso quando esse tipo de situação acontecer novamente é a seguinte: dispare um elogio. O MC Marcello Gugu tem uma frase incrível que define muito bem essa ideia: "E se andar armado for inevitável que a sua arma atire flores". Feliz 2022! Vamô!